05 vantagens competitivas dos empreendedores maduros

7 de setembro de 2022
3 min

Você já ouviu falar de “economia prateada”? Trata-se de um termo relativamente novo, associado aos empreendedores maduros. Ou seja, a população economicamente ativa está envelhecendo e, com o aumento da expectativa de vida, está também se tornando mais produtiva e mais disposta a consumir.

Chegar aos 50 anos, ou os chamados 50+, não quer dizer que você esteja no fim da carreira, prestes a se aposentar. Muito pelo contrário. Há uma forte propensão de que os profissionais a partir dessa faixa etária invistam em sonhos antigos e ingressem em novas carreiras para se sentirem realizados.

De acordo com dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 49% dos aproximadamente 53 milhões de empreendedores brasileiros têm mais de 50 anos e 7,3% dos donos de negócios de pequeno porte têm 65 anos ou mais. O levantamento mostra, ainda, que os empreendedores maduros são aqueles que mais empregam em território nacional.

Essas estatísticas vêm ao encontro de uma forte tendência demográfica. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nos últimos 10 anos, enquanto a população brasileira em geral registrou crescimento de 7,7%, o número de idosos maiores de 65 anos aumentou 41,6%, o que corresponde a quase seis vezes mais.

“A sociedade atual ainda é muito baseada no culto à juventude. Porém, os empreendedores maduros têm muita energia, muita vontade de produzir. E isso é fundamental para o sucesso dos negócios, especialmente no mundo da franchising”, afirma Anderson Oliveira, sócio-fundador da EcoPower Energia Solar.

Se você já tem ou está prestes a completar meio século de vida, confira, a seguir, as 05 principais vantagens competitivas de se empreender nessa fase e aproveite para realizar seu sonho.

 

1. Experiência

Via de regra, os profissionais 50+ estão mais preparados para tocar um negócio próprio, pois têm mais experiência de vida, mais capacidade financeira de investimento, mais autoestima e mais estabilidade emocional para gestão de pessoas e de processos.

Em outras palavras, podemos dizer que essas pessoas não vão ter as inseguranças típicas da juventude, pois já têm uma trajetória prévia, seja no trabalho, seja na família, que lhes ajudam a tomar decisões de maneira mais assertiva.

 

2. Seletividade

Os empreendedores maduros tendem a ser mais exigentes em relação ao modelo de negócio, à marca e aos produtos e serviços oferecidos. Dessa forma, investir em uma franquia se torna uma excelente opção, visto que há boas oportunidades com baixos riscos, como é o caso da EcoPower.

Com um pequeno pé de meia, já é possível tirar as ideias do papel. E, por contar com todo o suporte e o know-how da franqueadora, não é necessário ter uma grande estrutura física nem uma grande equipe para começar.

 

3. Rotina

As franquias se destacam na preferência dos 50+ não só pelo menor risco de fracasso, mas principalmente por possuírem processos bem estruturados, semelhantes aos das empresas onde essas pessoas trabalharam durante toda a vida pregressa.

Na EcoPower, por exemplo, os(as) franqueados(as) recebem treinamentos contínuos, além de contar com os serviços de especialistas em Marketing, Engenharia e outros setores-chave para o sucesso do negócio, que é focado na geração de energia solar fotovoltaica.

 

4. Equilíbrio

Geralmente, nessa fase da vida, os profissionais 50+ buscam o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Assim, ter horários flexíveis e uma fonte de renda estável se torna mais importante do que gerar lucro incessante a qualquer custo.

É claro que é possível trabalhar muito e ganhar muito dinheiro. Mas quem vai determinar o ritmo de trabalho e o volume de vendas é o(a) próprio(a) franqueado(a).

 

5. Legado

Um dos principais objetivos dos profissionais dessa faixa etária é poder trabalhar com aquilo que lhe dá prazer, que se conecta com seus valores e seu propósito de vida.

Nesse sentido, trabalhar com geração de energia solar fotovoltaica pode ser extremamente gratificante, uma vez que é possível viabilizar economia significativa na conta de energia elétrica para famílias e empresas e ainda contribuir com a preservação da natureza.

 

Torne-se um(a) franqueado(a)!

Quer abrir uma franquia da EcoPower Energia Solar? Clique aqui e preencha o formulário. Em breve, nossa equipe entrará em contato com você para explicar todos os detalhes.

Joao Rocha
ri linkedin box fillfaceri instagram line

Deixe seu comentário

Assine nossa newsletter

Continue a leitura

transicao de carreira para franquia
Conteúdos

Transição de carreira para franquia: 10 passos importantes

quanto custa abrir uma franquia
Conteúdos

Quanto custa abrir uma franquia?

Design sem nome 1
Conteúdos

Franquias para investir em 2023

Ver todos