Energia solar em tempos de PANDEMIA [COVID-19]

7 de junho de 2021
5 min

Como a pandemia do coronavírus tem afetado o consumo de energia elétrica favorecendo o encarecimento das contas de energia elétrica das pessoas. Considere a energia solar como solução alternativa para reduzir esta conta e economizar.

Gastos com conta de energia elétrica

A conta de energia elétrica é um gasto mensal que pode assombrar a vida de muitos brasileiros. Nunca sabemos exatamente qual será o gasto, e é difícil prever o valor a se pagar para a companhia de luz que varia de acordo com nosso consumo. Muitas pessoas evitam ao máximo ligar o ar condicionado, vigiam para sempre manter as luzes apagadas e os eletrodomésticos desligados por mais tempo possível para tentar minimizar o impacto dessa conta no bolso.

Ao longo dos anos, o serviço de energia elétrica tem sofrido muitos reajustes no valor e ficando cada vez mais caro. Além das crises hídricas que ocorrem todo ano, em que a seca afeta diretamente o nível de água dos reservatórios das usinas hidrelétricas que nos fornecem a energia. Com isso, a geração hidrelétrica é comprometida, e é necessário suprir a falta com as produções termelétricas. Essa medida acaba provocando o acionamento da bandeira tarifária amarela ou vermelha nas nossas contas de luz, fazendo com que o valor da conta de energia suba muito.

Inclusive, devido à seca no mês de Maio de 2021 nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN), os níveis dos reservatórios já se encontram baixos, registrando condições hidrológicas desfavoráveis. Para o mês de Junho, A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) já anunciou a mudança da bandeira tarifária para a vermelha de patamar 2, (a de patamar mais elevado de tarifas energéticas). O aumento do valor da conta de energia representará 5,6%.

Covid 19 e o consumo de energia

O Covid 19 é uma realidade que vivemos hoje, que tem afetado e transformado a nossa rotina e dia-a-dia. Com o grande número de casos e mortes que tem ocorrido devido ao coronavírus, muitas empresas para segurança de seus funcionários, sentiram necessidade de manter parte dos colaboradores trabalhando home office, ou seja, em casa. A situação atual que vivemos também trouxe muitas mudanças na educação, com o ensino à distância como único recurso para as escolas e faculdades.

portrait woman video call with laptop headphones while working from home concept

À medida que as casas foram se tornando escritórios, ambientes de trabalho e estudo, consequentemente o consumo de energia elétrica nas residências subiu muito devido aos aparelhos eletrônicos, como computadores, que ficam ligados praticamente o dia inteiro. Assim como o ar condicionado ou ventilador e luzes que antes só eram ligadas à noite.

Para não se expor ao vírus do Covid as pessoas tem – e com razão – evitado aglomerações, restaurantes, bares e atividades de lazer que podem trazer riscos de contágio. A programação do fim de semana e final de expediente tem se resumido a ficar em casa, ler um livro, assistir uma série ou um filme com a família. Com isso, as pessoas tem passado mais tempo dentro de suas casas, e consequentemente isso também tem colaborado para o aumento do consumo de energia elétrica, e não apenas o home office, mas todo o contexto geral da pandemia e da quarentena.

Energia solar para redução da conta

Existem algumas maneiras de ponderar o uso da energia para conseguir deixar a conta de energia elétrica mais barata, como tomar banhos mais rápidos de até 5 minutos, desligar os aparelhos que estão em stand-by e ligar luzes somente quando necessário, por exemplo.

projeto residencial energia solar barretos 1024x521 1

Mas, uma maneira inteligente e sustentável de reduzir a conta de luz é investindo em um sistema de energia solar. Instalando um sistema de energia solar, você passa a gerar sua própria energia e começa a pagar apenas o mínimo da conta de energia para a rede de distribuição de energia local. Sua conta pode ficar até 95% mais barata, o que possibilita muita economia.

Essa economia alivia muito o bolso. As pessoas que já possuem seu sistema de energia solar funcionando em casa, quase não sentirão o impacto da bandeira tarifária vermelha na conta de energia, mesmo que passando o dia inteiro em casa utilizando a eletricidade por causa da pandemia.

O projeto de energia solar residencial é feito baseado no consumo de energia do cliente, no estilo de vida e incidência solar da região onde mora, de modo que gere energia suficiente para suprir todas as necessidades da família.

Para quem acha que é muito distante da realidade ou muito caro, temos uma notícia boa: na EcoPower, existe a possibilidade de financiar o projeto todo com um banco parceiro. Dependendo do consumo do cliente, o valor da prestação do financiamento pode ficar igual ou até mesmo menor do que o valor que ele já está acostumado a pagar todo mês para a companhia de luz. E assim que o sistema estiver funcionando, gerando sua própria energia e homologado, a conta de luz já começa a vir muito mais barata logo no próximo mês.

O retorno do investimento é garantido, já que um sistema tem durabilidade em torno de 25 anos, no mínimo. Considerando que você passe todo esse período pagando 95% a menos na conta de luz, o valor gasto com o projeto retornará para você em no máximo 5 anos.

Outro medo de quem está interessado em energia solar, é com os custos de manutenção. Mas a verdade é que os sistemas de energia solar quase não estragam e possuem uma durabilidade muito grande. Os painéis são resistentes às chuvas de granizo e afins, e como ficam localizados no telhado, raramente são danificados. Os painéis podem ser limpos anualmente ou de 6 em 6 meses, apenas com água, e no máximo um pano ou escova macia, sem produtos abrasivos ou grandes dificuldades.

Como funciona a energia solar

Os painéis solares são instalados no telhado da residência. Eles são posicionados de maneira estratégica para captar o máximo de luz solar. O sistema fotovoltaico transforma esta luz captada em eletricidade, que é convertida pelo inversor de corrente contínua para alternada.

Quanto maior a incidência solar, maior a geração de energia. O Brasil, país tropical, está entre os campeões em incidência solar. Em dias chuvosos ou nublados, a geração é menor, mas o sistema continua funcionando normalmente.

Os sistemas da EcoPower são on-grid, isso significa que são conectados à rede da distribuidora de energia elétrica da cidade. Caso o seu sistema gere mais energia do que você consome, essa energia é “enviada” para a concessionária, gerando créditos. Os créditos gerados são acumulados, e podem ser utilizados em até 5 anos em casos em que a sua geração seja menor do que a demanda consumida.

Caso você queira entender melhor como funciona a energia solar, você pode conferir nosso artigo do blog bem mais completo, O Guia Definitivo – Como Funciona Energia Solar, para acessar clique neste link.

Energia solar e o meio ambiente

solar cell farm power station alternative energy from sun min 1024x474 1

Acredita-se que as secas que tem provocado a diminuição dos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas sejam consequência de depredações do meio ambiente causadas pelo homem e aquecimento global.

As construções das barragens das usinas hidrelétricas demandam muito espaço, e em alguns casos podem provocar desmatamento de algumas áreas para implantação das represas.

Além da economia que o sistema de energia solar proporciona, trata-se de uma fonte energética limpa sustentável, renovável e autossuficiente. É uma solução amiga do meio ambiente que não emite gases poluentes em nossa atmosfera.

Joao Rocha
ri linkedin box fillfaceri instagram line

Deixe seu comentário

Assine nossa newsletter

Continue a leitura

Ver todos