05 passos para se investir em multifranquia

18 de outubro de 2022
3 min

Investir em multifranquia tem se tornado uma ótima opção para quem já é franqueado(a) ou para quem pretende se tornar franqueado(a), de olho na expansão de seus negócios.

Dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) mostram que 82,9% das redes de franquias em território nacional contam com multifranqueados em sua base de operações. 

Para ajudar você a entender como é possível potencializar seus lucros com esse tipo de investimento, separamos um passo a passo completo a seguir. Leia mais!

1) O que é uma multifranquia?

O termo multifranquia se refere aos empreendimentos daquele(a) que administra duas ou mais unidades de franquias da mesma rede, como a EcoPower Energia Solar.

Vale dizer que o conceito de multifranqueado é diferente do de fraqueado multimarcas, isto é, aquele empreendedor que tem duas ou mais unidades de franquias de redes diferentes.

Em ambos os casos, é possível expandir. Porém, ao trabalhar com a mesma rede, você atua com mais foco e, consequentemente, gasta menos energia para atingir seus objetivos e suas metas.

2) Por que aderir à multifranquia?

Via de regra, o interesse em investir em multifranquia surge quando alguém já tem uma unidade de franquia de sucesso e quer replicar esse modelo em outros bairros ou em outras cidades, dependendo do caso.

“Geralmente, é um caminho natural. Quando alguém se identifica com a rede e desempenha uma boa gestão, surge o desejo de ir além e ganhar mais”, explica Anderson Oliveira, um dos sócios-fundadores da EcoPower.

Por já estar familiarizado(a) com a marca, seus processos e seus padrões, esse franqueado(a) tem algumas vantagens em relação aos investidores inexperientes, como veremos nos próximos tópicos.

3) Quais as vantagens de ser um multifranqueado ou uma multifranqueada?

Ser um multifranqueado ou uma multifranqueada traz vários benefícios, tais como:

Profissionalização

Graças aos seus conhecimentos e à sua experiência anterior, você terá mais facilidade em administrar os novos negócios, tanto do ponto de vista prático quanto do emocional. A confiança na negociação, por exemplo, é adquirida com o tempo.

Dessa forma, também ficará mais fácil contratar profissionais próprios ou terceirizados para dar suporte às suas atividades e até mesmo tomar decisões importantes em situações desafiadoras que venham a surgir.

Referência

Quando você tem mais de uma franquia em um único município ou em municípios vizinhos, você e suas empresas se tornarão concorrentes de si mesmo.

Em outras palavras, ao desenvolver um bom trabalho, a marca será valorizada e passará a ser referência para o público local e/ou regional, por meio da propaganda “boca a boca” – uma das mais antigas e eficientes estratégias de marketing.

Escalabilidade

A partir da segunda unidade, provavelmente você transformará os erros cometidos com a primeira franquia em valiosas lições. Assim, será possível escalar o negócio mais rapidamente e obter melhores resultados.

Além de turbinar seu faturamento, essa estratégia permite que você tenha uma espécie de “backup” financeiro. Ou seja, se o desempenho de uma unidade não vai tão bem em determinado mês, a outra pode supri-lo. E vice-versa.

4) Como se tornar um multifranqueado ou uma multifranqueada?

Se você já tem uma franquia, talvez esteja se perguntando: o que fazer agora?

O primeiro passo para abrir a próxima unidade é falar com o departamento de expansão da sua rede, a fim de levantar informações, como a disponibilidade do local pretendido e o valor necessário para o investimento inicial e o capital de giro.

O planejamento, portanto, não deve ser feito de forma individual, mas, sim, em parceria com a rede. Lembre-se de que ser franqueado(a) requer o cumprimento de regras contratuais relativas a produtos, serviços, layout, entre outras.

5) O que dizem os multifranqueados da EcoPower?

Atualmente, a EcoPower Energia Solar conta com 39 multifranqueados. Entre eles está o Marcos Willian, que possui franquias em Tangará da Serra (MT), Campo Novo do Parecis (MT) e Juara (MT).

Segundo Willian, em menos de dois anos foi possível abrir as três lojas e pagá-las com a rentabilidade das vendas. “Com a EcoPower, o retorno sobre o investimento é muito rápido”, diz Marcos.

Confira o depoimento completo dele:

Torne-se um(a) franqueado(a)!

Quer abrir uma franquia da EcoPower Energia Solar? Clique aqui e preencha o formulário. Em breve, nossa equipe entrará em contato com você para explicar todos os detalhes.

Joao Rocha

Deixe seu comentário

Assine nossa newsletter

Quero receber todas as novidades no meu e-mail.

Continue a leitura

transicao de carreira para franquia
Franquias

Transição de Carreira Para Franquia: 10 Passos Importantes

quanto custa abrir uma franquia
Franquias

Quanto custa abrir uma franquia?

Design sem nome 1
Franquias

Franquias Para Investir em 2023

Ver todos