Conheça 05 curiosidades sobre a origem da energia solar

27 de setembro de 2022
3 min

Se você trabalha ou pretende trabalhar com energia solar fotovoltaica ou ainda se tem uma usina de Geração Distribuída (GD) instalada em sua casa ou empresa, talvez já tenha se perguntado sobre a origem da energia solar.

Essa tecnologia, capaz de transformar a radiação do Sol em energia elétrica para diversas finalidades de consumo, é relativamente nova e, até por isso, costuma despertar muitas dúvidas.

Para saná-las, elencamos abaixo 05 curiosidades sobre a origem da energia solar e sua evolução com o passar dos anos. Saiba mais!

Origem da energia solar

Quando consideramos que a fonte de energia solar é o próprio Sol, podemos dizer que a origem desse tipo de energia coincide com o surgimento de tal estrela no espaço sideral, há quase 5 bilhões de anos.

Entretanto, o sistema de geração de energia solar fotovoltaica, como conhecemos hoje, é bem mais recente. Acredita-se que a descoberta do efeito fotovoltaico e, consequentemente, a criação da primeira célula fotovoltaica datam do século XIX.

Ao considerarmos apenas o uso comercial dessa fonte renovável de eletricidade, então, a história é ainda mais curta, como veremos na sequência.

Quem foi o inventor da energia solar?

Atribui-se ao físico francês Alexandre Becquerel (1820-1891) a invenção da energia solar, pois foi ele quem observou, pela primeira vez, o efeito fotovoltaico, a partir de experimentos científicos com eletrodos.

Segundo a literatura, por volta do ano 1839, Becquerel teria descoberto que alguns materiais, como a platina e a prata, são capazes de conduzir eletricidade quando expostos à radiação solar.

Pouco depois, em 1883, o inventor norte-americano Charles Fritts (1850-1903) teria criado a versão embrionária de uma célula fotovoltaica, feita de selênio revestido de ouro.

A tecnologia da época, no entanto, era muito cara e não supria as necessidades de consumo da população. Isso porque as células de Fritts tinham baixa capacidade de conversão (aproximadamente 1%).

Quando surgiu a célula fotovoltaica moderna?

origem da energia solar wikipedia
Crédito: Wikipédia

Células fotovoltaicas modernas, como as que compõem os painéis usados pela EcoPower Energia Solar e outras empresas do segmento, são feitas a partir de silício.

A troca da matéria-prima começou a ser realizada em 1954, pelo engenheiro norte-americano Russell Ohl (1898-1987), em parceria com cientistas do Bell Labs.

Essa mudança representou um grande avanço, uma vez que a eficiência energética das células de silício passou a ser de 6%. Apesar disso, ainda estávamos longe da versão comercial dos dias atuais, cujo desempenho padrão gira em torno de 20%.

Inicialmente, as células de Ohl foram usadas como fonte de alimentação para uma rede telefônica nos Estados Unidos e também para satélites de missões espaciais, durante a Guerra Fria.

A utilização de energia solar em casas e prédios residenciais, por sua vez, ocorreu a partir de 1973, nos Estados Unidos. Na ocasião, a Universidade de Delaware desenvolveu um projeto denominado “Solar One”, que usava um sistema híbrido de energia solar térmica e fotovoltaica.

Em que ano a energia solar chegou ao Brasil?

O primeiro sistema fotovoltaico brasileiro foi instalado em 1997, na sede do Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). No entanto, somente uma década mais tarde essa tecnologia chegaria ao consumidor comum.

De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o primeiro registro de Geração Distribuída no País é de 2007 e estaria relacionado a um sistema fotovoltaico de 0,5 kW, instalado na cidade de Campinas. Já a primeira usina brasileira de Geração Centralizada foi inaugurada em 2011, no município de Tauá (CE), com capacidade de geração de 1MW.

Em resumo, é possível dizer que a energia solar fotovoltaica foi inserida em território nacional há cerca de 15 anos. E, de lá para cá, evoluiu muito! Dados da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) apontam que já são mais de 18,6 GW em operação, o que coloca o setor em destaque em nossa matriz elétrica.  

origem da energia solar absolar

Por que escolher a EcoPower?

A EcoPower Energia Solar ajudou a escrever a história do segmento, já que é uma das pioneiras na comercialização e na instalação de kits fotovoltaicos.

Nossa marca foi criada em 2013, em Barretos (SP), pelo casal de empreendedores Náchila Santos e Anderson Oliveira, e, desde 2019, tornou-se uma rede de franquias. Já temos 265 unidades espalhadas pelos 26 estados e o Distrito Federal e continuamos expandindo.

Torne-se um(a) franqueado(a)!

Quer abrir uma franquia da EcoPower Energia Solar? Clique aqui e preencha o formulário. Em breve, nossa equipe entrará em contato com você para explicar todos os detalhes.

Joao Rocha

Deixe seu comentário

Assine nossa newsletter

Quero receber todas as novidades no meu e-mail.