Investimento em energia solar soma R$ 13 bilhões em 2020

A produção de energia solar cresceu 64% em 2020, quando foi gerado 7,5 gigawatts de capacidade instalada, em relação à 2019, quando o volume foi de 4,4 gigawatts. O aumento da produção também atraiu R$ 13 bilhões de investimentos e a geração de mais de 86 mil novos empregos, segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar).

Atualmente, o Brasil possui mais de 350 mil sistemas solares fotovoltaicos instalados, que atendem mais de 450 mil unidades consumidoras em todo país. As maiores produções estão localizadas nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Paraná.

As usinas solares de grande porte representam a sétima maior fonte de geração de energia do Brasil, com instalações operando em nova estados brasileiros na região Nordeste (Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte), Sudeste (Minas Gerais e São Paulo) e Centro-Oeste (Tocatins).

De acordo com a Absolar, a energia solar possui uma função estratégica por representar uma fonte limpa e renovável, gerando emprego e renda no mundo, além de reduzir o custo e apresentar condições de beneficiar desde consumidores domiciliares até grandes empresas e indústrias.

Diante desse cenário favorável, a EcoPower oferece toda estrutura e orientação para a instalação de sua usina solar própria, que exige um investimento relativamente baixo e tem a opção de pagamento facilitado em até 72 vezes para a compra dos materiais necessários.

O investimento em energia solar é uma solução sustentável que contribui com a economia e com o meio ambiente. O time EcoPower está ao dispor para te ajudar nesta nova empreitada de sucesso.

A microgeração de energia elétrica e o sistema de compensação

Os consumidores, sejam pessoas físicas ou empresas, que possuem o sistema fotovoltaico (sistema de conversão direta da luz solar em eletricidade), além de reduzir em até 95% o valor com as despesas de energia elétrica podem ser fornecedores de energia para as empresas do sistema.

 

Desde abril de 2012, quando a ANEEL criou o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, o consumidor pode gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis, como por meio da energia solar, e fornecer o excedente para a rede de distribuição de sua localidade.

 

Para que a central geradora seja caracterizada como micro ou minigeração distribuída, são obrigatórias as etapas de solicitação e de parecer de acesso. A solicitação de acesso é realizada por meio de um requerimento formulado pelo consumidor e que deve ser encaminhado para a distribuidora de sua região.

 

De acordo com a ANEEL, em média, todo processo, desde o envio da solicitação, instalação da estrutura para geração, vistoria e aprovação por parte da distribuidora, compreende um prazo de até 150 dias. Após a conclusão do processo de instalação e aprovação para microgeração de energia, a medição passa a ser bidirecional por meio de dois medidores unidirecionais, ou seja, um para aferir a energia elétrica consumida e outro para a energia elétrica gerada.

 

Quando a energia injetada na rede for maior que a consumida, o cliente receberá um crédito (em kWh) a ser utilizado para abater o consumo ou na fatura dos meses subsequentes. Os créditos gerados são válidos por 60 meses.

 

Essa solução, além de gerar economia, exige um investimento relativamente baixo. A EcoPower oferece toda estrutura e orientação para a instalação de sua usina solar própria e conta com a opção de pagamento facilitado em até 72 vezes.

 

Outra vantagem é que cidades como São Bernardo do Campo, Guarulhos, Caruaru, Salvador, Curitiba, Barretos, entre outras, oferecem descontos no IPTU para propriedades que adotam ações amigas do planeta. Motivos não faltam para investir em energia solar.

 

 

Geração compartilhada de Energia Solar: solução para casa, empresa e propriedade rural

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), por meio da Resolução Normativa REN 687/15, regulariza a modalidade conhecida como “Autoconsumo Remoto”, que permite ao gerador de energia usufruir dos créditos em outra unidade consumidora de sua propriedade.

 

Dessa forma, é possível implantar um projeto de geração de energia solar em um local e fazer a transferência dos créditos excedentes entre propriedades onde a conta de luz esteja sob o mesmo CPF/CNPJ ou CPFs/CNPJs diferentes, desde que firmado em contrato. Esse mecanismo de transferência de créditos de energia representa uma opção para reduzir o consumo, por exemplo, na residência e na empresa.

 

Outra possibilidade, denominada “Geração Compartilhada”, é desenvolver um projeto em conjunto por meio de cooperativas e consórcios de pessoas ou empresas, sendo possível juntar um grupo de empresas ou amigos para construir um gerador de energia solar maior e dividir esta produção de energia.

 

Além de todo processo de formalização da solicitação e da necessidade do parecer de acesso junto à distribuidora de sua região, é necessário observar que os sistemas de “Geração Compartilhada” e de “Autoconsumo Remoto” devem considerar a participação de consumidores da mesma área de concessão ou permissão da empresa responsável pela distribuição de energia.

 

Para o caso de “Autoconsumo Remoto” e “Geração Compartilhada”, a energia excedente é a diferença positiva entre a energia injetada na rede e a energia consumida.  Assim, o titular da unidade consumidora com micro ou minigeração distribuída deve informar à distribuidora o percentual da energia excedente a ser alocada entre as demais unidades consumidoras caracterizadas como “autoconsumo remoto” ou “geração compartilhada”.

 

A EcoPower conta com projetos de sucesso instalados em todas as regiões do Brasil, que atendem às necessidades de usuários residenciais, industriais, rurais e comerciais. A solução representa um comprometimento com a sustentabilidade e preservação ambiental, além de uma ótima opção para a redução nos gastos e melhoria na realidade financeira.

 

Por meio desse investimento, que retorna em um breve espaço de tempo por meio da economia nas despesas com energia elétrica, os projetos em conjunto representam um grande benefício e uma garantia de rentabilidade.

 

Economia do IPTU à conta mensal de energia

Em todo o mundo a responsabilidade ambiental vem sendo cobrada constantemente dos países. Anualmente, reuniões com as grandes potencias globais são feitas para discutir sobre a necessidade de olhar para o planeta de modo gentil e com o cuidado que as gerações futuras necessitam.

No Brasil, no quesito responsabilidade de cada cidadão, uma ação que beneficia a população já é realidade em diversas cidades. O chamado IPTU Verde oferece descontos em cada taxa anual para os moradores que adotarem  práticas que beneficiam o meio ambiente como  reaproveitamento de água, reuso, aquecimento com uso de painéis solares, preservação de matas nativas, arborização, instalação de telhados verdes, utilização de energia renovável como a solar, entre outros.

Atitudes como o IPTU Verde visam a conscientização de toda a população para a ação de preservação do meio ambiente mexendo diretamente no bolso de cada um. Além de ter esses benefícios no imposto taxado pelo imóvel, optar pela utilização da geração de energia solar também traz mais benefícios para o bolso.

Cases de sucesso apontam que as contas de energia em casas, comércios, industrias e áreas rurais tiveram uma redução de até 95% no valor final a ser pago para as companhias elétricas. Além disso, a EcoPower oferece pagamento facilitado em até 72 vezes para a compra dos materiais necessários para a instalação de sua usina solar própria.

Cidades como São Bernardo do Campo (SP), Guarulhos (SP), Caruaru (PE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Barretos (SP), entre outras, já fomentam e oferecem descontos no IPTU para propriedades que adotam ações amigas do planeta.

Investir em energia solar não é uma coisa futurista. É ação no presente e pode ser o que você procura. O time EcoPower está apto para ajudar nesta nova empreitada.

 

Energia Solar? Investimento do presente para o futuro

A sustentabilidade e responsabilidade ambiental são temas recorrentes e extremamente necessários atualmente e devem ser discutidos com o pensamento no futuro. O que podemos fazer agora para ajudar o planeta e as gerações futuras a terem uma vida mais confortável sem a escassez de produtos?

O uso da energia solar entra como uma das opções mais certeiras e possíveis, até pela sua fácil viabilidade, gerando economia. A energia proveniente do sol é uma das fontes renováveis e inesgotáveis com alto potencial de crescimento em nosso país.

Pela localização geográfica – abaixo da linha do Equador que divide o planeta – o Brasil recebe anualmente em seu território muita luz solar. Mesmo nas estações em que a incidência de sol é menor como no Inverno, ela pode ser aproveitada. E muito bem aproveitada em todas as regiões.

Apesar disso, o cenário ainda é pequeno se comparado com outros países como Austrália, China, Estados Unidos e Japão.

Em todas as regiões do Brasil, cases de sucesso da EcoPower comprovam que os usuários – residenciais, industriais, rurais e comerciais – além de estarem se comprometendo ambientalmente, também vivem uma nova realidade financeira. O investimento aplicado na instalação de todo o sistema fotovoltaico de energia se contrapõe às reduções em suas contas mensais de energia elétrica. Em alguns casos, a queda pode ser de até 95%. Outro aspecto, como a valorização do imóvel ou negócio que tem energia solar, também deve ser considerado como um grande benefício e garantia de rentabilidade.

Além de ser um grande atrativo para o bolso, investir em energia solar é também investir em um futuro mais promissor e rentável.

A Era da Sustentabilidade – EcoPower Cuidando do Futuro

A EcoPower é uma empresa que se preocupa com a sustentabilidade, gerar energia limpa e sustentável.

Temos um compromisso ambiental com a sustentabilidade e queremos transmitir para nossos clientes, parceiros, colaboradores e principalmente para a sociedade, a importância da conscientização em preservar o meio ambiente.

Estamos em uma nova Era que é necessário pensarmos mais sobre sustentabilidade, investirmos em produtos e serviços oferecidos por empresas como a EcoPower que não agride o ecossistema, não esgotam os recursos naturais do planeta, preservam árvores, e evitam a produção de gás carbônico (CO2) que seriam emitidos na natureza.

 

Quer saber mais? Clique aqui.

 

Curta nossa Página no Facebook: ecopowerenergia
Siga nosso Perfil no Instagram: @ecopowerenergia