Energia Solar: A sua indústria referência em economia e sustentabilidade

9 de janeiro de 2023
8 min

Podemos afirmar que a fonte da energia solar está presente desde sempre, a luz solar. No entanto, ao tratarmos de geração de energia solar fotovoltaica, sua origem foi em 1839, quando o físico francês Alexandre Becquerel observou o efeito fotovoltaico ao fazer experimentos científicos com eletrodos.

De acordo com a história, Becquerel detectou que alguns elementos, como a prata e a platina, têm a competência de conduzir eletricidade ao ficarem expostos à radiação solar. O primeiro sistema fotovoltaico no Brasil foi instalado em 1997. Segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), em 2021, o Brasil adicionou uma média de 5,7 gigawatts (GW) de capacidade por meio de energia solar.

Neste artigo, você vai conhecer informações minuciosas sobre o sistema de energia fotovoltaico e o motivo que o faz ser indispensável nas indústrias. Acompanhe! 

O que é energia solar para indústria?

A princípio é importante saber que a energia solar é uma fonte de energia primária, pois é originada da natureza e usada de forma direta. Quando comparada a energia solar, a energia elétrica ou energia térmica gerada por fontes hídricas, é considerada uma energia secundária.

A energia solar para indústria é um método de fazer melhor proveito da radiação do sol com o objetivo de promover eletricidade. Essa tipologia de geração é conhecida como energia solar fotovoltaica. A nomenclatura se deu devido a corrente elétrica ser formada a partir da ação dos raios solares nos módulos voltaicos, que causam movimentos dos elétrons presentes nos módulos semicondutores.

A forma com que a geração de energia solar industrial acontece é muito parecida com a gerada para as residências e pontos comerciais. A diferença está na escala, ou seja, as indústrias precisam fazer um abastecimento de energia em grande escala, por isso precisam de um número maior de equipamentos.

Para que serve?

Além de a energia solar ser plenamente benéfica para a saúde humana, serve também como catalisadora de todos os procedimentos térmicos, químicos e dinâmicos que o homem criou para conceder energia elétrica para as diversas comunidades. Essa catalização provém de fontes naturais, como a fotossíntese ou fluxo hidrológico, assim como, as invenções criadas pelo ser humano.

Vale informar que desde as primeiras civilizações o homem já usava a energia solar para executar algumas atividades, dentre elas gerar fogo por meio do calor dos raios do sol, devido a concentração em vidros ou espelho. A exemplo de que alguns produtos naturais são fontes de energia, o homem se empenhou em criar fontes renováveis que servem como fontes principais de geração de energia limpa para as residências e indústrias de todos os tamanhos.

Quais são os tipos de energia solar para empresas?

Quando se fala em energia solar para empreendimentos, é importante os gestores terem conhecimentos sobre os tipos que existem no mercado para escolher o que melhor atende ao perfil e a demanda do negócio. 

On-grid

Os sistemas de energia on-grid são os ligados à rede de distribuição pública. É uma oferta de energia que promove comodidade do acesso à rede elétrica e baixo custo por uma energia independente. Esse formato de energia funciona junto à rede elétrica, e faz com que a indústria faça uso da energia da distribuidora no período da noite ou nos dias de chuva ou nublado.

Esse sistema oferece um benefício importante para a empresa: o excesso de energia que o sistema fotovoltaico produz transforma-se em crédito para o empreendimento, e é válido por 5 anos. Filiais que não têm sistema fotovoltaico podem se beneficiar desse crédito

Off-grid

O sistema off-grid é aquele em que não existe ligação com a rede de distribuição de energia. Essa modalidade faz uso de baterias para guardar a energia que não é usada. A energia pode ser consumida independente de como o tempo climático esteja. O sistema off-grid é uma opção interessante, porém com custos maiores quando comparados a on-grid.

Híbrido

O sistema fotovoltaico híbrido é a junção do sistema on-grid com o off-grid, ou seja, faz uso de baterias e da rede de destituição para potencializar os resultados. É uma excelente iniciativa para proteger as atividades das indústrias quando há queda de energia e problemas durante a noite. O sistema híbrido reduz o custo na conta de energia, por usar a energia das baterias nos horários de pico do uso de energia.

Como a ANEEL regulamentou a energia para as empresas?

A redução do uso da energia elétrica se deu com o implemento do Sistema de Compensação de Energia Elétrica criado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Esse sistema foi regulamentado de acordo com a RN 482/2012, conhecido como “Lei de incentivo a energia solar”, também chamada de “créditos de energia”, que parte da proposta da conexão da rede de energia elétrica juntamente com o sistema de energia fotovoltaico.

Como é feita a energia solar para empresas de grande porte?

As empresas consideradas de grande porte usam energia solar gerada por meio do sistema fotovoltaico ligado à rede on-grid, por ter ferramentas capazes de absorver a luz solar e transformá-la em energia elétrica.

As grandes empresas que estão inseridas no “mercado livre”, usam os benefícios da energia solar sem ter um sistema próprio em suas dependências. Isso se dá quando a corporação opta por um fornecedor que atue na produção de energia por meio de fazendas solares.

Quais são os seus benefícios da energia solar para as indústrias?

Os avanços tecnológicos voltados para a produção de energia solar para as indústrias têm avançado ao ponto de oferecer diversos benefícios para empresas de qualquer tamanho e perfil.

Economia de energia elétrica

Atualmente, mesmo com todo o avanço tecnológico, um sistema de energia fotovoltaico ainda é o único recurso capaz de oferecer economia de energia em um estabelecimento industrial. Com essa alternativa, as empresas de grande porte podem ter uma economia bastante expressiva no consumo de energia elétrica em médio prazo.

Para as grandes empresas, a princípio, o projeto de investimento em um sistema de energia solar parece um tanto oneroso. No entanto, ao se pensar no custo/benefício, torna-se um gasto com retorno financeiro bastante favorável à empresa.

Esse implemento pode ser executado por meio de linhas de financiamento fotovoltaico existentes no mercado, que tornam acessíveis a aquisição dos equipamentos, para conquistar economia que é percebida nos custos fixos do empreendimento. No decorrer do tempo, o valor da conta de energia reduz de maneira significativa, podendo chegar a uma média de 95%, em algumas instituições, isso depende de diversos contextos referentes ao aparelho.

Elevação da competitividade no mercado

Em meio a um mercado altamente competitivo e pela busca de elementos que ajudem a empresa a se destacar de seus concorrentes, está a aplicação de energia sustentável por intermédio da adoção de um sistema fotovoltaico. Com essa prática, os consumidores, fornecedores e a comunidade como um todo reconhece o quanto a empresa se preocupa com o contexto ambiental e passa a ser admirada e destaque entre as outras e, até mesmo aos olhos dos seus clientes.

Longa durabilidade e menos manutenção

A duração dos equipamentos do sistema  fotovoltaico de energia solar para indústrias é de aproximadamente 40 anos. Durante todo esse percurso, há necessidade apenas de gastos com alguns reparos e limpezas que podem ser realizadas uma vez ao ano. Porém, esse tempo depende também da escolha correta da marca e da qualidade dos equipamentos, a forma como são instalados e até mesmo, a eficiência com que a manutenção é feita pela empresa responsável.

Ganho de incentivos fiscais

O governo federal criou o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica, com o objetivo de oferecer benefícios fiscais para empresas que adotem sistema energético fotovoltaico. Ao receber esses incentivos, a corporação pode obter a redução da carga tributária, adquirir melhorias nas finanças e investir em melhorias para o desenvolvimento do negócio.

Menos impacto ambiental

O elemento da natureza principal para gerar a energia solar é a luz que o sol dispõe gratuitamente ao planeta terra. É por essa razão que o sistema fotovoltaico é considerado um equipamento sustentável capaz de gerar energia com a mesma qualidade que as hidrelétricas, porém, com impacto ambiental praticamente zero.

Com a adoção desse sistema energético saudável, a indústria reduz de maneira significativa agressões ao meio ambiente, e como consequência, a cada ser vivo do planeta. Vale ressaltar que é extremamente urgente a necessidade de os gestores maiores perceberem que o planeta precisa rapidamente de medidas como essa para reverter a destruição do planeta em diversos aspectos.

Redução do CO2

Tornar-se sustentável, faz com que a empresa contribua de forma significativa com o planeta ao reduzir o índice de CO2 no meio ambiente, ao fazer uso de energia limpa. Esse resultado pode ser obtido ao implementar um sistema de energia solar compatível com a modalidade de atividade de cada empreendimento. 

Como combate aos prejuízos ambientais, a descarbonização aparece como solução no ataque às situações ambientais e climáticas presentes no mundo contemporâneo, por não emitir gases poluentes que causam efeito estufa no meio ambiente. À vista de tudo isso, quanto mais sistemas fotovoltaicos forem implementados nas indústrias, menor o impacto ambiental no planeta.

Como escolher um fornecedor para implantar?

Essa informação requer uma atenção intensiva dos empreendedores da indústria, pois as decisões referentes a essa ação podem potenciar o negócio de maneira significativa e proporcionar inúmeras vantagens para a instituição, para os colaboradores e para o meio ambiente.

Depois de conhecer todos os benefícios que citamos acima, com certeza você está pensando em adotar esse formato de energia limpa na sua empresa, não é mesmo? À vista disso, é fundamental partir do princípio de que os bons resultados partem de boas escolhas. Portanto, sugerimos que você busque bastante informações sobre fornecedores especializados em instalar sistema de energia fotovoltaica em indústrias.

Saiba que ter conhecimentos técnicos e estratégias de atuação são determinantes para ter um resultado concreto nas instalações. Por exemplo, o posicionamento correto do painel depende do seu ângulo direcionado ao sol para ter uma adequada produção de energia.

É fundamental fazer contato direto com a empresa, para conhecer detalhes de como ela trabalha, como faz a manutenção, o custo da implantação do sistema, o tempo de instalação e tudo mais que você entender que é conveniente saber.

Mas não se preocupe, se o custo parecer alto, as empresas têm direito, como falamos anteriormente, à linhas de financiamento para investir em energia solar fotovoltaica. Esse tipo de projeto pode até financiar totalmente o implemento do sistema em sua corporação e dar um prazo de 90 dias para começar o pagamento.

Qual o impacto do uso da energia solar nas indústrias?

Podemos afirmar que os impactos da energia solar nas indústrias são extremamente positivos. Eles vão muito além de todos os benefícios que citamos acima. Indústrias que reconhecem o valor do sistema de energia solar fotovoltaico podem potencializar seus resultados e serem referência a nível nacional e internacional. 

Podemos citar aqui, a conquista da Certificação ISO 14001. A norma propõe abordagem sistemática para atuar de forma assertiva no planejamento, implementação e gerenciamento de um sistema de gestão ambiental. A natureza da ISO 14001, favorece sua aplicação em uma diversidade de setores, escopo e atividades da indústria. 

Ela especifica os requisitos que a corporação deve identificar e compreender sobre os fatores ambientais das suas atividades, produtos e serviços, como também, os impactos associados a eles. Ao atender esses aspectos, a indústria entra em conformidade no que se refere às normatizações referentes aos processos propostos pelo projeto.

Como consequência de toda essa dedicação e investimento, a empresa passa a ser vista e considerada uma organização amiga do meio ambiente, fato que a faz ser reconhecida e a leva a conquistar credibilidade no mercado.

Enfim, é notória a informação de que as indústrias têm um grande compromisso em contribuir com o meio ambiente, sobretudo por serem umas das maiores responsáveis pela poluição. Como resolução ou pelo menos a redução dessa problemática, a implantação de um sistema de energias solar pode impactar de forma expressiva o meio ambiente, a vida de todos da sociedade e dos animais.

Achou o assunto interessante? Para acompanhar as nossas postagens, venha nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, Linkedin, YouTube.

Murilo Mazer
ri linkedin box fillfaceri instagram line

Deixe seu comentário

Assine nossa newsletter