Energia Solar: Por que a EcoPower é a melhor escolha?

30 de novembro de 2022
8 min

Você pode estar se perguntando por que escolher uma empresa se energia solar é tudo igual, mas não é bem assim. Será que é só fechar um simples contrato?

Pesquisar os melhores caminhos e empresas sérias é uma atitude sábia e influencia muito você ter uma noção mais precisa sobre as expectativas com energia solar.

Por isso, montamos um post instrutivo onde você não só terá ideia sobre os tipos de energia solar, mas entenderá porque a EcoPower é a melhor empresa para essa implementação. Confira!

Por que energia solar não é tudo igual?

A energia solar provém de luz e calor do sol e representa uma fonte alternativa de geração de eletricidade. Entretanto, essa fonte também pode proporcionar aquecimento de água.

Quando gera eletricidade, essa fonte explora os sistemas de energia solar fotovoltaica e heliotérmica, já para aquecimento de água, o sistema utiliza aquecedores de energia solar térmica.

Já pela manhã, os módulos fotovoltaicos iniciam a captação da luz solar, convertem energia fotovoltaica e enviam ao inversor, que é o aparelho responsável por converter a energia solar fotovoltaica para o padrão da rede elétrica.

Após a conversão, a energia segue para o quadro elétrico do imóvel, alimentando todas as tomadas, iluminação da casa e aparelhos eletrônicos, realizando o processo de consumo instantâneo. É importante saber que há alguns tipos de energia solar. Veja agora em mais detalhes.

Energia Solar Fotovoltaica

A função da energia solar fotovoltaica é transformar diretamente a luz do sol em energia elétrica. Isso é feito por meio de celulas fotovoltaicas desenvolvidas em materiais semicondutores como o Silício (Si).

O processo acontece quando os fótons da luz solar incidem sobre as células fotovoltaicas. Esses fótons energizam os elétrons do seu material semicondutor que se movem gerando corrente elétrica.

Os módulos fotovoltaicos, também conhecidos como placas solares, são utilizados com o objetivo de geração de energia solar elétrica tanto para projetos residenciais como comerciais, realizando ligações em série e encapsulamentos dentro da moldura para garantia de proteção e durabilidade. Compõem o sistema, itens como:

  • painéis solares;
  • inversor solar;
  • string box;
  • sistema de fixação das placas solares;
  • conectores e cabeamentos.

Em um projeto residencial, por exemplo, é calculada a quantidade necessária de placas para interligar de maneira a formar um painel fotovoltaico e conectar ao inversor e demais equipamentos do sistema solar fotovoltaico.

Energia Solar Térmica

Já a energia solar térmica é utilizada para aquecimento solar. Por meio de coletores solares, que são as placas de aquecimento solar, o sistema capta o calor presente na radiação solar e transfere para o aquecimento de água ou o líquido escolhido pelo cliente armazenado no reservatório (boiler) para uso posterior na casa ou corporação.

Essa tecnologia começou a ser aplicada no país na década de 70 e ganhou força em programas sociais de moradia. Vale ressaltar que esses sistemas não geram energia solar, tendo o papel apenas de captar e transferir o calor da radiação solar.

Energia Solar Heliotérmica

Nessa tecnologia de geração, também conhecida como CSP (Concentrated Solar Power), o sol também é utilizado para geração de energia elétrica, Entretanto, o processo acontece por meio do calor da radiação solar.

As usinas heliotérmicas são conhecidas como termossolares e usam centenas ou até mesmo milhares de espelhos, chamados de heliostatos, para captação de raios solares e posterior reflexão em um único ponto, onde é fixado um receptor que contém um líquido.

Por meio do calor dos raios de sol concentrados, ocorre o aquecimento do líquido e geração de vapor que é posteriormente escoado e utilizado para alimentar as turbinas responsáveis pela geração de energia elétrica por meio de energia mecânica.

O funcionamento de uma usina termossolar se assemelha a uma térmica tradicional, entretanto, a fonte de calor utilizada para geração do vapor é a luz solar.

O conhecimento sobre o funcionamento das termossolares atesta que as fontes de energia solar não são iguais e demonstra que em alguns casos, podem haver alguns perigos ambientais.

Afinal, como funciona um sistema de energia solar?

EcoPower no Youtube!

Um painel solar funciona permitindo que fótons, ou partículas de luz, liberem elétrons dos átomos, gerando um fluxo de eletricidade. Os painéis solares na verdade compreendem muitas unidades menores chamadas células fotovoltaicas – isso significa que convertem a luz solar em eletricidade.

Muitas células unidas formam um painel solar. Cada célula fotovoltaica é basicamente um sanduíche composto por duas fatias de material semicondutor. As células fotovoltaicas são geralmente feitas de silício – o mesmo material usado na microeletrônica.

Para funcionar, as células fotovoltaicas precisam estabelecer um campo elétrico. Assim como um campo magnético, que ocorre devido a pólos opostos, um campo elétrico ocorre quando cargas opostas são separadas. Para obter esse campo, os fabricantes “dopam” o silício com outros materiais, dando a cada fatia do sanduíche uma carga elétrica positiva ou negativa.

Especificamente, eles semeiam fósforo na camada superior de silício, que adiciona elétrons extras, com carga negativa, a essa camada. Enquanto isso, a camada inferior recebe uma dose de boro, o que resulta em menos elétrons, ou uma carga positiva. Tudo isso resulta em um campo elétrico na junção entre as camadas de silício. Então, quando um fóton de luz solar libera um elétron, o campo elétrico empurra esse elétron para fora da junção de silício.

Alguns outros componentes da célula transformam esses elétrons em energia utilizável. Placas condutoras de metal nas laterais da célula coletam os elétrons e os transferem para os fios. Nesse ponto, os elétrons podem fluir como qualquer outra fonte de eletricidade. Células solares mais leves e flexíveis como essas podem ser integradas à arquitetura, tecnologia aeroespacial ou até mesmo eletrônicos vestíveis.

Quais as principais vantagens desta fonte energética?

Em tempos de forte degradação ambiental, a sustentabilidade ganha contornos cada vez mais fortes. Poderíamos citar aqui inúmeras vantagens do sistema de energia solar, entretanto, a possibilidade de uma geração limpa é o principal fator de atenção.

Ao analisar com carinho esses benefícios, dá para entender claramente, que o ganho vai muito além do fator financeiro. Veja agora algumas das principais vantagens.

Tenha uma fonte renovável

As energias renováveis são compostas principalmente por recursos naturais que têm o potencial de regeneração rápida e atividade permanente como o sol e o vento.

Os painéis solares usam a luz solar. A energia solar é uma fonte de energia renovável que não vai acabar tão cedo. Assim, você pode ficar tranquilo sabendo que provavelmente nunca ficará sem combustível para suprir suas necessidades de eletricidade.

Esse tipo de energia proporciona uma inovação diferenciada que é totalmente voltada para proporcionar mais qualidade de vida para a sociedade. Dentre as diversas vantagens, destacamos:

  • o combate às mudanças climáticas;
  • diminuição das emissões de gases do efeito estufa; e
  • contribuição com a preservação da atmosfera.

Garanta uma energia limpa

Outra característica fundamental da fonte de energia solar é que é possível produzir eletricidade sem qualquer tipo de poluição e geração de resíduos no meio ambiente.

Uma das grandes vantagens da energia solar sobre os combustíveis fósseis é que, em comparação com os combustíveis fósseis, ela tem um impacto negativo menor no meio ambiente. Entre as principais razões pelas quais os combustíveis fósseis não são amigos do ambiente está o fato de produzirem gases com efeito de estufa que poluem o ar e a água.

A boa notícia é que a energia solar é exatamente o oposto dos combustíveis fósseis nesse aspecto. Outra vantagem deste tipo de energia é que não cria nenhum ruído! É importante uma vez que eles são usados ​​para fins residenciais também! Também está entre os benefícios da energia solar nas áreas rurais, já que muitos painéis solares são instalados nessas áreas.

Obtenha energia infinita

A geração de energia por meio de luz solar também garante uma fonte inesgotável. Isso é vital para impedir que o planeta se utilize de meios finitos e acabe criando desequilíbrios ao meio ambiente. Temos diversos exemplos de fontes esgotáveis que ainda são muito utilizadas como:

  • combustíveis fósseis;
  • petróleo;
  • carvão;
  • gás natural;
  • urânio; dentre outras.

Conquiste uma geração sustentável

A adesão à modalidade de geração de energia por meio de luz solar coloca o investidor no status de contribuinte direto para a preservação do meio ambiente.

Isso faz com que a pessoa assuma um compromisso positivo com o futuro do planeta e as próximas gerações que terão uma atmosfera mais benéfica para a saúde e o bem-estar das pessoas.

A responsabilidade com o meio ambiente é garantida por meio dessa escolha, onde o usuário combate emissões de gases e ajuda a construir uma produção mais limpa para o planeta.

Ganhe uma economia absurda de energia

O retorno vem em curto e médio prazo, trazendo uma economia de até 95% nas contas de consumo de energia. Principalmente para usuários que precisam utilizar ar-condicionado, lavadoras e diversos eletroeletrônicos que consomem muita energia, esse consumo se torna significativo.

Considerando o modelo tradicional, o uso desses aparelhos acaba sendo muito mais regrado por conta da possibilidade de altos custos. Já na modalidade solar, o consumo é mais livre, além de ser sustentável, ou seja, não há impactos negativos no meio ambiente.

O uso de energia solar também ajuda a economizar água. A manutenção do painel solar requer muito pouca água, enquanto as usinas nucleares precisam de muita manutenção, o que leva ao desperdício de água.

Conta Antes e Depois 1024x576 1
Energia Solar – Conta Antes e Depois

Por que as fontes sustentáveis vão muito além do aspecto econômico?

O combate à industrialização com meios agressivos ao meio ambiente está cada vez mais global e incisivo. Pelo mundo, até legislações estão sendo elaboradas de forma mais severa para garantir fontes limpas.

Nesse sentido, não é de se surpreender que, em um futuro próximo, as leis sejam muito mais rígidas com fontes não sustentáveis. Além disso, os impactos ao meio ambiente são muito menos sentidos quando o homem utiliza sistemas renováveis.

O compromisso com a sustentabilidade reforça uma cultura de preservação, onde são evitados grandes desastres naturais e a economia é aprimorada por conta da redução em grandes escalas dos custos de geração. Já as fontes não renováveis causam graves prejuízos como:

  • degradação de rios;
  • destruição de florestas;
  • poluição do ar;
  • prejuízos à temperatura;
  • danos à atmosfera; dentre outros.

Qual o papel da EcoPower em energia solar?

A EcoPower é referência em geração de energia não só para projetos residenciais, bem como projetos corporativos. Nesse cenário, temos compromissos muito mais fortes com a sociedade de levar uma energia limpa e renovável e reforçar a cultura de sustentabilidade.

O medidor de energia elétrica de uma casa com um sistema fotovoltaico EcoPower trabalha com o sistema de débito e crédito. Durante o dia, o sistema gera energia constante e o usuário realiza o consumo instantâneo.

Quando a energia gerada é maior que a consumida, o excedente é inserido na rede na forma de crédito. Já durante à noite, não há geração de energia por conta da ausência de sol. Assim, o crédito gerado anteriormente é consumido.

Nesse cenário, o papel da EcoPower é projetar os sistemas de geração buscando o equilíbrio entre geração e consumo para que o cliente pague apenas a taxa mínima por utilização da rede se houver consumo maior que a geração. Há ainda a possibilidade de geração maior que o consumo, onde o crédito é injetado na rede, podendo ser consumido em até 5 anos ou ainda ser transferido para outro imóvel de mesma titularidade e conectado na mesma companhia.

IMG 1286 1024x768 1

Como a EcoPower se tornou referência de mercado em energia solar?

Já são 9 anos de expertise na área, o que nos torna a melhor solução para geração de energia solar. Hoje, nós temos o potencial para transformar a realidade de lares por meio da instalação de uma fonte limpa e sustentável. Os ganhos são significativos para as pessoas, abrangendo:

  • economia nas contas de energia;
  • valorização do imóvel;
  • transferência do A Mais; e
  • garantia nacional.

A nossa cultura é voltada para a sustentabilidade e já conquistamos mais de 30 mil projetos espalhados em todos os 26 estados do Brasil, inclusive nos setores empresarial, industrial e rural.

Seja você mais um investidor inteligente e garanta energia solar com a EcoPower!

Murilo Mazer
ri linkedin box fillfaceri instagram line

Deixe seu comentário

Assine nossa newsletter