O sol pode ser o seu funcionário do mês. Confira as vantagens de instalar Energia Solar na sua empresa.

21 de novembro de 2022
8 min

A energia solar empresarial é fundamental para reduzir os custos com a conta de energia elétrica. O
procedimento consiste na instalação de um sistema fotovoltaico que produz energia ou mesmo na contratação do serviço oferecido por fazendas solares ou outras empresas que terceirizam este serviço.

Com energia solar sua empresa não só reduz os gastos como também conta com um sistema de energia limpa. Dessa forma, além de reduzir o impacto ambiental do seu negócio, você pode promover esse posicionamento como uma ação ambientalmente consciente da empresa.

Neste artigo, destacamos 14 motivos para você apostar na energia solar para a sua empresa. Confira os
benefícios de contar com este sistema. Boa leitura!

1- Economize na energia elétrica e deixe o sol ser seu funcionário do mês

Uma das principais vantagens de instalar energia solar na sua empresa é a economia. Quando você entende como funciona a energia solar, percebe que a redução no valor da conta pode ser uma grande vantagem para a sua empresa.

Afinal, a maioria dos negócios, seja na área de produtos ou serviços, conta com maquinários e outros itens como a própria iluminação que precisam de eletricidade. Se você quer escalar o seu negócio, a tendência é que o consumo de energia aumente.

Então, deixe que o sol seja seu funcionário do mês e garanta a quantidade necessária de eletricidade para todas as operações. Com a energia solar empresarial você paga o preço justo pelo que usa.

Conta Antes e Depois 1024x576 1
Energia Solar – Conta Antes e Depois

2- Fortaleça uma cultura de sustentabilidade com a energia solar empresarial

Atualmente as empresas deveriam se preocupar com a sua imagem perante os diferentes públicos. Uma das principais formas de garantir isso é produzindo uma cultura empresarial com os valores que você quer aliar ao seu negócio.

Dessa forma, apostar na energia solar na sua empresa pode ser uma ação que impacta também na cultura da marca. Por ser uma fonte de energia limpa, ao investir em energia solar você fortalece o discurso da ecologia e apoio a práticas ambientalmente coerentes, trazendo assim uma cultura de sustentabilidade para a sua empresa.

Lembre-se que pequenas mudanças são capazes de trazer grandes impactos. Comece com uma ação como a implementação de painéis fotovoltaicos e estimule um plano para trazer outras soluções que reduzam a pegada da sua empresa no mundo.

3- Invista nesta fonte renovável de alta durabilidade

Os sistemas de energia solar fotovoltaica podem durar até 25 anos. Isso significa que no esquema de geração distribuída, ou seja, a energia é gerada no próprio local do consumo ou perto dele, a empresa precisará fazer um investimento maior inicial e terá muito tempo de retorno. Isso permite a oportunidade da empresa fazer um financiamento fotovoltaico de longo prazo.

Outro ponto importante é que os painéis de energia solar para empresa são muito resistentes e precisam de baixa manutenção. A frequência esperada desta atenção é anual e consiste basicamente na limpeza adequada dos painéis solares. Este é um processo simples e que pode ser realizado pelo time de manutenção da empresa.

4- Conte com uma instalação facilitada da energia solar

Imagine a seguinte situação: você decide implementar a energia solar na sua empresa hoje mesmo. Talvez você esteja pensando que sejam necessárias algumas reformas para adaptar todo o sistema para a nova solução. Entretanto, a verdade é que a instalação da energia solar na empresa é bem simples.

Independente da amperagem usada pela sua empresa, seja um escritório ou fábrica, não é preciso fazer
alterações ou reformas para a instalação. O que precisa ser calculado é a área na qual os painéis serão
instalados. Isso porque, quanto maior o consumo de energia, maior será o espaço necessário para a colocação dos painéis solares.

Como o material usado na energia solar empresarial não emite resíduo, nem oferece risco para a saúde dos usuários, também não é necessário parar as atividades da empresa para o processo de instalação.

5- Aproveite o marketing verde que surge com a energia solar

O marketing é uma das principais pontes que aprimora o relacionamento da empresa com seu público. É por meio dos planos e ações executadas que você expressa os valores da sua marca, garante visibilidade para o público e aproveita para impulsionar as vendas.

Uma das tendências globais na atualidade é o marketing verde. Basicamente são as práticas sustentáveis que a empresa adota e decide comunicar ao público como uma forma de melhorar a imagem da marca.
Com o uso de energia solar na sua empresa você pode aproveitar para contar para seu público o quanto seu negócio está preocupado — e agindo — a favor do meio ambiente. O mercado de energia solar fotovoltaica pode ser a porta de entrada para a adoção de mais práticas eco friendly.

Assim, você garante a visibilidade adequada, sem cair na perigosa lista de empresas greenwashing. Em livre tradução podemos dizer que é uma expressão para empresas que usam uma maquiagem verde. Elas não fazem mudanças a favor do meio ambiente, mas se posicionam como se fizessem.

disney constroi usina solar gigante para reduzir emissoes 50 por cento ate 2020 conexao planeta
Energia Solar na Disney

6- Alinhe sua empresa aos valores ESG com a energia solar empresarial

A agenda ESG (Environmental, Social and Governance ou Governança Social, Ambiental e Corporativa) mostra o quanto uma empresa se tornar sustentável deixou de ser um posicionamento para se transformar em uma necessidade. A energia solar reduz a emissão de CO2 na geração de energia elétrica e, por isso, está alinhada às práticas ESG.

Além disso, a produção da energia não gera resíduos ao meio ambiente, impactando positivamente a reputação da empresa. Assim, ela aumenta seu valor de mercado e ainda ganha maior visibilidade para investidores.

7- Melhore seu retorno sobre investimento reduzindo a conta de luz

Quando o assunto é economizar na conta de energia elétrica, a energia solar empresarial é uma das melhores alternativas. Isso porque o reajuste das bandeiras tarifárias não é uma variável que a empresa pode controlar, mas o investimento na energia solar fotovoltaica sim.

Agora imagine o seguinte: para a irrigação de uma plantação de milho, uma empresa do agronegócio gasta com bombeamento de água. Além disso, ela ainda conta com vários outros equipamentos elétricos usados em toda a cadeia de processos até o cereal estar colhido e pronto para ser entregue ao atravessador.

Se o dono desta empresa decidir ampliar a plantação usando a energia solar empresarial, apesar de aumentar o consumo, o valor do investimento não será impactado. Em outras palavras, este pode ser um estímulo para escalar o negócio e melhorar o investimento da empresa

8- Garanta mais benefícios econômicos a longo prazo

Se um painel de energia solar fotovoltaica dura em média 25 anos e o empresário decidir fazer um
financiamento bem longo, em um prazo de 10 anos, por exemplo, isso significa que ele ainda terá cerca de 15 anos de uso desta fonte de energia sem precisar pagar por isso.

Dessa forma, a energia solar rende para a empresa mais de uma década de energia sem o pagamento da conta dos gastos com eletricidade. Quem administra uma empresa sabe que todo recurso que entra pode ser uma excelente possibilidade de melhorar o negócio. Então lembre-se de separar parte da verba para a possível manutenção e reinvestimento em painéis.

9- Use a energia solar empresarial e tenha baixa manutenção

Nos custos de uma conta de energia elétrica estão embutidos os valores da manutenção da rede, que pode ser algo bastante dispendioso. No caso da energia solar fotovoltaica, você precisa arcar com a manutenção dos seus painéis. Entretanto, os painéis fotovoltaicos da energia solar empresarial são bastante resistentes a eventos climáticos, reduzindo a necessidade de manutenção.

Existem 3 tipos de manutenção de painéis fotovoltaicos:

  • Manutenção preditiva — este é um processo de observação na busca por sinais de danificação das placas como arranhões, sinais de quebra ou de rachadura;
  • Manutenção preventiva — consiste na limpeza dos painéis para garantir a melhor eficiência e
    aproveitamento da energia solar;
  • Manutenção corretiva — menos usada que as duas anteriores, é uma ação técnica que precisa ser usada quando acontece a queda no desempenho da energia e as duas manutenções anteriores não resolvem a situação.

10- Saiba usar a energia solar empresarial como vantagem competitiva

Sua empresa aposta em uma prática tão positiva como a instalação da energia solar e ainda pode ganhar mais com isso. Você provavelmente acompanha as tendências do seu mercado e busca hacks (atalhos para crescimento), além das vantagens competitivas.

Os principais diferenciais competitivos que a energia solar pode agregar ao negócio são:

  • aumento na eficiência da distribuição energética;
  • maior controle sobre custos;
  • garantia de fornecimento da eletricidade;
  • contribuição para a matriz energética.

11- Eduque seu público interno a partir dessa mudança

Muitas vezes uma empresa pretende transmitir determinados valores para o público, mas o cliente tem outra visão sobre a marca e isso ocorre justamente porque os colaboradores não estão alinhados aos princípios e valores da empresa. No caso da mudança de valores, isso precisa ser ainda mais observado.

Os funcionários precisam perceber coerência e sentir confiança para então mudarem suas condutas e
impactarem positivamente nas atitudes enquanto representam a empresa. A instalação da energia solar
empresarial pode se transformar em um marco que confirma o posicionamento ecológico da empresa ou
apresenta essa novidade para o público interno.

A partir dessa mudança, é possível traçar um plano de ações para reforçar as práticas desejadas e esperadas. Dessa forma, você terá uma equipe mais coesa e consistente.

12- Estimule engajamento e o clima organizacional

O clima organizacional está intimamente ligado com a qualidade de vida no trabalho. Esta, por sua vez, é
responsável pelo aumento da produtividade, eficiência, retenção de talentos e descoberta de novos
colaboradores com o fit cultural da sua empresa.

Este é um dos principais motivos pelos quais atualmente o clima organizacional é amplamente pesquisado e usado nas empresas. Entretanto, não é apenas atrás de benefícios diretos como plano de saúde, comissões e gratificações que o bom colaborador está.

As atitudes globais da empresa impactam todas as equipes, pois reforçam um determinado posicionamento. No caso da energia solar empresarial, o negócio indica uma preocupação não apenas ambiental (ecologicamente sustentável) como também social (minimizar as emissões de CO2 e reduzir o impacto para garantir recursos para as gerações futuras).

13- Mostre aos clientes como sua empresa está alinhada ao desenvolvimento sustentável

Qual é o público da sua empresa? Independentemente se sua empresa seja B2C (que lida diretamente com os clientes finais) ou B2B (que vende para outras empresas), é possível aproveitar a implementação da energia solar como um fator para estreitar o relacionamento com o público.

Enquanto as ações de marketing e publicidade, em geral, estão focadas na divulgação ampla, talvez você conte com times de pós vendas, sucesso do cliente ou relacionamento com o cliente. Assim, aproveite a notícia para mostrar como sua marca está atualizada e se preocupa com pautas atuais. Use canais como newsletters, postagens em redes sociais e até mesmo materiais impressos para ampliar o impacto desta ação.

Depoimento Buthianga Auto Peças

14- Inove nos processos de captação de energia

Como você já deve ter notado, apesar de a energia solar empresarial ser muito vantajosa para o negócio, esse sistema ainda é uma novidade no mercado. Aproveite o investimento na energia solar como um aspecto que gera inovação para o seu negócio, alinhando-o a outras práticas que são tendências no seu mercado.

Gostou de conhecer os benefícios que a energia solar empresarial pode agregar ao seu negócio? Como você deve ter percebido, quando o assunto são as instalações de painéis fotovoltaicos, não são apenas os ganhos econômicos que se destacam. Sua marca também ganha maior visibilidade se posicionando de maneira estratégica no mercado.

Com a energia solar empresarial seu negócio contribui com o meio ambiente, fica alinhado às práticas e valores ESG, além de ganhar uma entrada nas estratégias de marketing verde para o negócio. Por não liberar resíduos, esta é também uma fonte de energia saudável para os usuários.

Para entender mais sobre o assunto, sugerimos que você leia nosso artigo sobre como a energia solar é uma das principais fontes no Brasil e descubra como essa solução é também tendência do mercado.

Murilo Mazer
ri linkedin box fillfaceri instagram line

Deixe seu comentário

Assine nossa newsletter