Investir em uma franquia tem uma série de vantagens, mas isso não quer dizer que você esteja imune aos riscos. Afinal, empreender é um eterno desafio.
Se você pensa em investir em uma franquia, como a EcoPower Energia Solar, é importante evitar alguns erros comuns, que podem levar o negócio ao fracasso. Saiba quais são os principais!
1. Não ter afinidade com a marca
Um dos erros mais comuns é escolher uma franquia apenas pensando nos lucros, sem levar em conta sua afinidade com a marca – não só em relação a quesitos técnicos, mas também em relação à cultura organizacional.
Na EcoPower Energia Solar, por exemplo, temos valores associados a transparência, objetividade, flexibilidade, competência técnica e apoio irrestrito.
São esses os pilares que sustentam nossa operação. E é preciso que toda a rede esteja ciente e de acordo com o que acreditamos, a fim de manter um atendimento padronizado em qualquer lugar do Brasil.
2. Investir em franquia com baixa lucratividade
Mas não pense que o lucro não é importante. Ter afinidade sem lucratividade pode ser tão prejudicial para o negócio quanto ter lucratividade sem afinidade.
O lucro é o que vai ditar o sucesso da sua franquia e também da rede como um todo. Afinal, ninguém trabalha de graça. Então, na hora de investir em uma franquia, busque saber o histórico do faturamento de seus pares, se a marca está em expansão, etc.
Essas informações devem estar disponíveis na COF (Circular de Oferta de Franquia), entregue, no mínimo, 10 dias antes de efetuar o primeiro pagamento.
O retorno sobre o investimento em uma franquia da EcoPower Energia Solar, por exemplo, é estimado em quatro meses, mas alguns(as) franqueados(as) recuperam o valor investido antes disso.
3. Focar na resolução de problemas pessoais
Outro erro comum no mundo da franchising é investir em uma franquia para tentar solucionar problemas pessoais – como aquelas pessoas que se aposentaram e querem apenas ter uma ocupação nas horas vagas.
É válido lembrar que, diferentemente de um hobby, investir em uma franquia implica em responsabilidades, riscos e desafios. Portanto, é preciso conhecer os bastidores do negócio e se envolver com ele para garantir bons resultados.
Caso você tenha dúvidas sobre o propósito de seu investimento, sugerimos que faça uma análise emocional antes de assinar o contrato. Você está preparado(a) para se tornar dono(a) de um negócio nesse segmento? Tem as habilidades mínimas necessárias? Quais seus pontos fortes e fracos?
4. Ter um perfil de investidor ‘puro’
Muita gente acha que investir em uma franquia significa apenas prover o capital e esperar o sucesso. Não é bem assim.
Apesar de o formato do negócio já ter sido testado e consolidado no mercado, toda a operação depende da gestão do(a) franqueado(a).
Em outras palavras: enquanto a rede disponibiliza suporte, treinamento e comunicação da marca com o público, cabem aos empreendedores tarefas administrativas, financeiras e comerciais, por exemplo.
Então, é preciso trabalhar duro pelos resultados. Ou ter um(a) sócio(a) que faça esse papel.
5. Estar com pressa para começar
Investir em uma franquia envolve planejamento estratégico. Por isso, é fundamental ter paciência e capital de giro para o início das atividades, sem queimar etapas.
O tempo entre a negociação e a abertura efetiva do negócio pode variar, conforme as necessidades de cada franquia. Nesse período, é necessário encontrar e adequar um ponto comercial (se for o caso), contratar e treinar funcionários, entre outros.
Na EcoPower Energia Solar, os franqueados também devem considerar pelo menos 15 horas de treinamento inicial. Somente depois que todo o planejamento estiver “redondo” é que as vendas podem começar, de fato.
Torne-se um(a) franqueado(a)!
Quer abrir uma franquia da EcoPower Energia Solar? Clique aqui e preencha o formulário. Em breve, nossa equipe entrará em contato com você para explicar todos os detalhes.