Como funciona a Energia Solar industrial?

8 de novembro de 2022
8 min

O uso de energia solar é uma excelente alternativa para reduzir os custos fixos e tornar a indústria mais lucrativa. Além de trazer uma matriz energética limpa para a corporação, o uso dessa tecnologia permite adotar um processo de produção mais sustentável e alinhado com as melhores práticas ambientais.

Diferente do uso doméstico, a demanda de energia é mais alta, indicando a necessidade de uma grande infraestrutura para torná-la autossuficiente em termos de energia elétrica. Se você quer saber como utilizar esse recurso inesgotável na sua empresa, continue a leitura e confira nosso post!

DCIM102MEDIADJI 0121.JPG
DCIM\102MEDIA\DJI_0121.JPG

O que é energia solar industrial?

Conseguir eficiência energética em uma indústria não é tarefa fácil. Porém, com o uso dessa fonte renovável, você conta com uma boa alternativa. Por meio da energia sola em indústria, pode-se aproveitar a radiação para conseguir mais eficácia.

Em geral, para usar esse recurso, é necessário instalar painéis fotovoltaicos que vão captar a luz solar e, após isso, fazer a geração da energia. Esse processo acontece de modo bem semelhante nas indústrias e residências.

A principal diferença é associada à demanda que uma indústria apresenta, pois, para manter seus equipamentos em funcionamento, é necessária maior geração. Assim, é importante contar com uma empresa de energia solar competente para fazer toda a instalação de modo correto.

Dessa maneira, você consegue aproveitar a abundância desse recurso, consegue reduzir os custos da sua empresa. Portanto, vale a pena pensar e avaliar o custo-benefício de tal opção para o seu negócio.

Como ocorre o uso de energia solar na indústria?

uso da energia solar pode ser importante para o processo produtivo em si. Por exemplo, uma indústria pode aproveitar desse recurso para fazer os equipamentos trabalharem e gerar os produtos destinados ao consumidor final.

Além disso, é possível direcionar a energia solar para os setores administrativos, de segurança no trabalho e todos os departamentos da empresa, garantindo bom andamento às atividades.

Para isso, é necessário realizar a instalação das placas solares para realizar a captação de energia, além de contar com inversores, que são responsáveis por deixá-la consumível, a transformando em corrente alternada. Após isso, a corrente elétrica chega aos transformadores que garantem que a tensão esteja nos níveis corretos para não prejudicar os equipamentos.

Para completar o ciclo de utilização, a energia é direcionada para as instalações industriais e seus quadros de distribuição de eletricidade. Com isso, toda a planta industrial está habilitada e consegue operar com eficiência.

Como é possível gerar energia solar industrial?

Para conseguir gerar e utilizar a energia solar em indústrias, é necessário realizar um bom planejamento, dado a larga escala de produção. Assim, consegue-se maior economia, além de recuperar o investimento realizado em um tempo adequado.

Além disso, para gerar a energia, é relevante contar com equipamentos de primeira. Em geral, é necessário realizar a instalação de um sistema fotovoltaico de dimensões maiores do que no caso residencial.

Assim, ter placas e inversores de qualidade pode fazer toda a diferença. Outro ponto que vale destacar é a possibilidade de utilizar baterias para armazenar a energia que foi gerada. Esse sistema é chamado de off-grid, pois não necessita da rede convencional. Assim, evita-se problemas em caso de defeitos nela.

Vale avaliar caso a caso e entender quais são as necessidades da indústria para optar ou não pelo uso de recursos de armazenagem. Nesse sentido, contar com uma empresa especializada para ajudar no planejamento e instalação do sistema é fundamental. Com isso, consegue-se melhorar a performance e os resultados do empreendimento.

Quais são as vantagens da energia solar industrial?

O uso da energia solar pode proporcionar vários benefícios no ramo industrial. Por meio dela, é possível ter um diferencial competitivo para se destacar da concorrência, alcançar mais clientes e assumir a liderança no seu mercado de atuação, aumentando a parcela de mercado. Há outras várias vantagens. Veja quais são logo abaixo!

Sem Titulo 1 1 1024x544 1
Equipamento de Qualidade WEG

Oportunidade de aumentar o lucro

Alcançar uma lucratividade alta é objetivo de todas as empresas. Nesse sentido, é relevante aumentar as receitas, por meio das vendas dos produtos, e diminuir os custos que o negócio incorre.

Nesse sentido, a energia solar industrial pode ajudar nos dois casos. Por exemplo, é possível utilizar estratégias de marketing verde para aumentar a percepção de valor do produto e atingir um novo público.

Além disso, com o uso da energia solar, você reduz muito os custos com a conta de luz. Assim, fecha um dos principais gargalos que comprometem sua lucratividade. Portanto, se deseja aumentar seus lucros, vale a pena investir em energia solar.

Uso de recursos sustentáveis

Uma das principais razões para usar energia solar em empresas é a sustentabilidade que ela oferece. Ao implementá-la em seu negócio, você estará contando com uma fonte renovável de energia. Ela também não polui o meio ambiente.

Além disso, é possível reduzir a utilização de recursos naturais e garantir uma imagem mais positiva com os consumidores, que apresentam preocupações cada vez mais explícitas quanto à questão ambiental.

Assim, ao implementar esse recurso em sua indústria, você obtém maior eficiência energética ao mesmo tempo em que demonstra preocupação com as questões que ganham cada vez mais relevância no mercado consumidor.

Baixo custo de manutenção

Uma das principais preocupações de gestores que cogitam investir em energia solar é com o custo para mantê-la. Nesse sentido, não há porque manter sua inquietação. O custo de manutenção é baixo.

Ao investir em equipamentos de qualidade, você terá poucos gastos com esse aspecto. Além disso, tais equipamentos costumam ter uma vida útil muito longa, entre 25 e 40 anos. Com isso, não há necessidade de trocar peças, por exemplo.

O que é necessário é adotar cuidados com fiscalização e limpeza dos equipamentos. Em geral, o aconselhável é que se façam procedimentos relativos à higienização ao menos 2 vezes por ano.

Incentivos fiscais

Além de reduzir custos operacionais, também é possível diminuir os tributos. Isso porque existem diversos incentivos para empresas que investem em energia solar. Um ótimo exemplo disso é o IPTU Verde. Vários municípios oferecem descontos para negócios que investiram nessa fonte renovável.

Além disso, há isenção de ICMS, de PIS e COFINS e muito mais. Portanto, pode ser uma ótima maneira para gerar economias em diversas frentes e conseguir incentivos fiscais para tornar sua empresa mais competitiva.

Aumento da competitividade

Falando em competitividade, a instalação de energia é um excelente instrumento para diferenciar sua empresa das concorrentes e, com isso, ter maior lucratividade. Por exemplo, com uma indústria com eficiência energética elevada, há redução de custos.

Com menores despesas, é possível direcionar o dinheiro para ações de marketing a fim de captar mais consumidores. Desse modo, você aumenta as vendas e consegue pensar em novas estratégias a fim de otimizar os seus resultados.

Aos poucos, é possível ir aumentando o seu domínio no mercado de atuação e, consequentemente, você deixa os concorrentes para trás. Portanto, vale a pena investir nesse tipo de solução.

Processo de instalação simples

Existem algumas etapas de planejamento e avaliação de viabilidade do projeto de um sistema para a produção de energia solar. Entretanto, após a finalização das etapas de planejamento e definição do tamanho desse sistema, as etapas de instalação são simples e geralmente realizadas em pouco tempo.

Entretanto, vale o alerta para a contratação de uma empresa especializada no assunto. Isso é extremamente importante para que o seu sistema seja seguro, eficiente e implementado por profissionais qualificados para essa tarefa.

Instrumento para o marketing verde

O processo de conscientização dos consumidores é um importante fator para a implementação de tecnologias alinhadas com a redução da poluição no processo produtivo. Nesse quesito, investir em energia solar representa um importante instrumento de marketing para que sua indústria possa se posicionar de maneira alinhada às boas práticas ambientais. Logo, você consegue alcançar novos públicos e investir em uma imagem positiva para a corporação no mercado.

Quais setores já investem nesse tipo de energia?

Praticamente qualquer setor que apresente alguma demanda por energia elétrica pode se beneficiar de um sistema para captação de energia solar. Entretanto, existem alguns segmentos que já tomaram frente e estão implementando esse tipo de tecnologia em seu processo produtivo.

Cosméticos

O setor de beleza administra diversas despesas no Brasil, sendo a carga tributária uma das mais pesadas. Nesse quesito, é importante evitar as flutuações de custos causadas pela mudança das bandeiras na conta de energia elétrica. Por isso, muitas indústrias estão investindo em sistemas próprios para a produção de sua própria energia.

Marcas como a Bio Extratus, a Natura e a L’OREAL Brasil são alguns dos exemplos que utilizam essa tecnologia para a geração de eletricidade, assim como para a produção de energia térmica necessária para a produção.

Bebidas

O segmento de bebidas também obtém uma grande vantagem comparativa ao utilizar a energia solar, visto que uma grande fatia dos seus custos fixos é dada pelos gastos com eletricidade. Existem vários procedimentos no seu processo produtivo que envolvem o aquecimento, resfriamento, centrifugação e envase das bebidas. Por isso, essa nova matriz energética pode contribuir diretamente para a minimização dos custos no processo produtivo. 

Automobilístico

A relação entre o segmento automobilístico e as tecnologias para a captação solar não é nenhuma novidade. Esse tipo de colaboração contribui para o surgimento de carros elétricos que estão ganhando cada vez mais espaço no mercado mundial.

Além da sua utilização diretamente na criação de novos veículos, a energia solar também cumpre um importante papel na redução dos custos de criação das peças e montagem dos automóveis. No Brasil, a BMW é uma das marcas precursoras na utilização desse recurso para a geração de energia limpa durante o seu processo produtivo.

Como instalar a energia solar na sua empresa?

Se você também quer os benefícios que essa inovação oferece para a sua indústria, é importante conhecer quais as principais para instalar esse recurso. Veja, a seguir, quais são elas.

Entenda a demanda por energia

Antes de procurar uma empresa especializada na instalação e manutenção de um sistema de energia solar, é importante levantar alguns dados necessários quanto a demanda da indústria por energia. Por meio de informações como o consumo de KWh ou mesmo do custo mensal de energia, é possível estimar um valor médio de demanda.

Desse modo, você consegue levar tais informações para entender qual a infraestrutura necessária para gerar energia suficiente para sua indústria. Esse levantamento também é útil para entender a viabilidade desse investimento, tendo em vista o quanto você pode economizar ao realizar essa substituição.

Procure uma empresa especializada

Com tais informações em mãos, você consegue buscar uma empresa que seja especialista nessa matriz energética. Vale destacar a importância de procurar corporações com um negócio consolidado e que já contam com vários anos de experiência. Também é necessário entender a qualidade dos painéis e dos equipamentos utilizados e qual a sua vida útil.

Desse modo, você consegue garantir que seu projeto seja seguro, eficiente na geração de energia e que traga o retorno financeiro esperado ao longo do seu uso. Durante a negociação, é necessário conhecer bem quais são os prazos, os valores e os demais aspectos referentes à instalação, assim como a manutenção do equipamento. 

Acompanhe a realização do projeto

Após o fechamento do negócio, uma equipe especializada segue para sua indústria para realizar uma visita técnica a fim de coletar dados que são relevantes para a criação do projeto, as condições do telhado ou qualquer outro espaço que possa receber os painéis de maneira segura e com boa incidência de sol.

Na sequência, o projeto técnico é construído e a solicitação de acesso junto à rede distribuidora da sua região é solicitado. Depois chegam os equipamentos e a instalação é realizada. Por fim, a distribuidora da sua localidade é responsável por realizar uma vistoria da instalação e efetuar a troca do medidor de energia pelo bidirecional para começar a compensar a energia gasta e até mesmo gerar créditos.

Viu como é possível aproveitar os benefícios da energia solar na indústria? Ao contar com essa nova possibilidade, você consegue dispor de uma infraestrutura com uma longa vida útil, além de baixa demanda por manutenção. Logo, a questão energética pode ser solucionada, trazendo melhores margens de lucro ou tornando seus produtos ainda mais competitivos no mercado.

Quer saber mais sobre as possibilidades de uso que a energia solar oferece? Então siga nossa página no Facebook e confira as principais novidades sobre esse recurso!

Murilo Mazer

Deixe seu comentário

Assine nossa newsletter