Por que investir em energia solar no campo?

25 de outubro de 2022
3 min

A energia solar no campo é fundamental para fortalecer o agronegócio, um dos principais pilares da economia brasileira.

Isso porque a energia elétrica é necessária não só para abastecer famílias que habitam as propriedades rurais, mas também para suprir necessidades mais específicas das atividades agropecuárias e expandi-las, como bombeamento de água, eletrificação de cercas, entre outras.

Entretanto, segundo levantamento do Inel (Instituto Nacional de Energia Limpa), somente 13% da energia solar fotovoltaica gerada no Brasil é direcionada ao agronegócio e à agricultura familiar.

De olho no potencial desse segmento econômico, trouxemos um panorama da energia solar no campo, que pode inspirar você a investir e se beneficiar dele. Confira!

Energia solar no campo

DCIM100MEDIADJI 0595.JPG
DCIM\100MEDIA\DJI_0595.JPG

Geralmente, as propriedades rurais geram energia solar fotovoltaica a partir de sistemas off-grid, também conhecidos como sistemas isolados ou sistemas autônomos, por não serem conectados à rede de distribuição das concessionárias e permissionárias de energia elétrica.

O sistema off-grid consiste em:

  • Painéis fotovoltaicos, que convertem a radiação solar em energia elétrica e podem ser instalados em telhados ou diretamente em estruturas de solo (o mais comum em grandes projetos no campo);
  • Inversores ou microinversores, que transformam a corrente contínua em corrente alternada, para uso geral;
  • Baterias estacionárias, que armazenam a produção de energia excedente durante o dia para consumo à noite ou em dias chuvosos, por exemplo;
  • E controladores de cargas, que preservam a vida útil dessas baterias, protegendo-as contra eventuais sobrecargas e diminuindo as perdas energéticas.

Esse tipo de sistema tem uma série de vantagens. Uma delas é o uso em praticamente qualquer lugar, mesmo em áreas remotas do País, onde a eletricidade não chega por vias convencionais.

Outro benefício é a sustentabilidade, uma vez que é possível gerar energia limpa, diminuindo a dependência de combustíveis fósseis, como o diesel usados em grande parte dos geradores, e, consequentemente, reduzindo a emissão de carbono na atmosfera.

Também podemos dizer que, com acesso à energia elétrica de qualidade, as pessoas podem sanar problemas de conectividade e falta de comunicação de dados nas propriedades, além de modernizar seus equipamentos e insumos e tornar sua produção mais competitiva no mercado nacional e até mesmo internacional.

Sombreamento artificial na pecuária

Quando utilizamos sistemas fotovoltaicos em estruturas de solo, é possível, ainda, proporcionar um benefício adicional aos pecuaristas: o sombreamento artificial.

Dessa forma, enquanto os painéis fotovoltaicos geram eletricidade, também oferecem abrigo para bezerros e outros animais de pequeno e médio porte pastarem à sombra, tranquilamente.

“Dependendo da altura da estrutura de solo, animais maiores, como vacas e touros, também podem ser beneficiados”, explica o sócio-fundador da EcoPower Energia Solar Anderson Oliveira.

No caso dos bovinos, a redução do estresse térmico é importante para garantir a qualidade da carne e do leite. Temperaturas desconfortáveis podem causar alterações fisiológicas e comportamentais no rebanho, tais como redução de fertilidade e de ganho de peso.

“Essa solução é extremamente vantajosa do ponto de vista econômico, pois, além de permitir economia com a geração de energia elétrica, também garante maior produtividade nas atividades do campo”, complementa Oliveira.

Franquias da EcoPower

A EcoPower Energia Solar é uma rede de franquias com mais de 265 unidades espalhadas por todo o Brasil. E o agronegócio é um dos nichos atendidos pela marca.

“Estamos sempre presentes em rodeios e feiras agropecuárias pelo País. Dessa forma, criamos um canal direto de comunicação com os produtores rurais, para que possamos ajudá-los a gerar a própria energia e a ter melhores resultados”, diz Oliveira.

Normalmente, as vendas são realizadas pelas unidades mais próximas da chácara, do sítio ou da fazenda e a logística de entrega de equipamentos e a instalação ficam por conta da franqueadora, que mantém frota e estoque próprios.

“Muitas vezes, as pessoas deixam de investir por desconhecimento e medo, perdendo uma ótima oportunidade de expandir seus negócios. Geralmente, são pessoas simples, que merecem toda a atenção e orientação”, reforça ele.

Torne-se um(a) franqueado(a)!

Quer abrir uma franquia da EcoPower Energia Solar? Clique aqui e preencha o formulário. Em breve, nossa equipe entrará em contato com você para explicar todos os detalhes.

Joao Rocha

Deixe seu comentário

Assine nossa newsletter