A ABF (Associação Brasileira de Franchising) é uma entidade sem fins lucrativos, que, atualmente, possui mais de 1.000 associados, entre os quais a EcoPower. Foi criada em 07 de julho de 1987 com o objetivo de promover o mercado de franquias e, assim, contribuir para o desenvolvimento econômico do País.
História da ABF
Quando a associação surgiu, havia no Brasil apenas 11 empresas operando no modelo de franquias. Um grupo de empresários resolveu criar a entidade por entender que o mercado de franquias era promissor.
A ideia era ditar regras e normas, para evitar que empresários agissem de forma não profissional e acabassem prejudicando o modelo como um todo. Seus fundadores criaram um código de ética e, para expandir, a entidade firmou parceria com outra associação de franchising que atuava em âmbito nacional. Essa parceria foi fundamental para que a ABF se transformasse na única associação deste mercado no país.
Contribuição da ABF para a economia do País
A Associação Brasileira de Franchising se consolidou e se tornou reconhecida em diferentes países. Atualmente, é a principal entidade que rege o mercado de franchising no Brasil, responsável por promover a defesa, a divulgação e o desenvolvimento do modelo de negócios em território nacional. Para isso, divulga relatórios periódicos com os números do setor, que servem como base para análises do mercado como um todo.
Segundo dados da Pesquisa de Desempenho do Franchising Brasileiro, o setor apurou crescimento nominal de 10,7% em 2021, com faturamento de R$ 185,068 bilhões – o que mostra uma excelente reação aos impactos negativos da pandemia de Covid-19.
De 2020 para 2021, o setor de franquias também registrou expansões expressivas em número de unidades (+9,1%) e em redes de franquia (+8,0%). Isso sem contar o número de empregos diretos gerados (+12,1%).
Referência no Brasil e no exterior
A associação é atualmente uma referência nacional e internacional, principalmente perante os órgãos governamentais. Por esse motivo, tornou-se imprescindível para as marcas associadas – uma vez que representa o setor em suas demandas de maneira transversal.
Uma marca associada à ABF é sinônimo de credibilidade, pois passa por uma análise criteriosa do Departamento Jurídico e da Comissão de Ética da entidade, que analisa se as franquias estão aptas a atuarem no mercado nacional e mundial.
As maiores franquias do Brasil são associadas à ABF, como a EcoPower, rede de franquias de geração de energia solar fotovoltaica, que possui mais de 200 unidades espalhadas pelos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.
A entidade é responsável por promover e divulgar pesquisas, experiências, ideias e assuntos atualizados da área, aprimorando a atuação dos seus associados. Promove, ainda, ações de capacitação para as pessoas que desejam conhecer mais sobre franquias.
Em suma, uma franquia não precisa ser necessariamente associada à instituição, mas, por todos esses motivos, seu vínculo com a entidade traz muito mais credibilidade e seriedade à marca. Para se ter noção, o Portal da ABF é um dos mais acessados do mundo, de acordo com o seu presidente, André Friedman.
Eventos importantes realizados pela ABF
Todos os anos, a entidade promove diversos eventos que oferecem boas oportunidades de networking e fechamento de negócios, atraindo investidores e formando novos empreendedores. Esses eventos movimentam o mercado e aumentam ainda mais a importância do empreendedorismo para a economia do País. Os principais são:
- ABF Franchising Expo
- Multiunit Franchising Conference
- ABF Franchising Week
- Expo Franchising ABF Rio
- Convenção ABF de Franchising
Torne-se um(a) franqueado(a)!
A EcoPower é uma das empresas do segmento de serviços e outros negócios associada à ABF.
Para fazer parte da rede de franquias que não para de crescer, clique aqui e preencha o formulário. Em breve, nossa equipe entrará em contato com você para explicar todos os detalhes.