Investir em franquias é um bom negócio? O setor de franchising costuma apresentar crescimento, mesmo em períodos turbulentos da economia, mas, ao mesmo tempo, desperta muitas dúvidas e especulações pelos empreendedores.
Para ajudar você a tomar essa importante decisão – com base em fatos, não em “achismos” – listamos quatro mitos e verdades sobre investir em franquias. Continue a leitura!
1. Empreender é para qualquer pessoa
Verdade, com ressalvas (risos). Embora qualquer pessoa possa, sim, tornar-se uma empreendedora, é importante ter em mente que um dos requisitos para o empreendedorismo é a boa gestão.
Não importa se você vai começar do zero em um negócio próprio ou se você pretende investir em franquias e, sim, o quanto está disposto(a) a se envolver com o negócio e trabalhar duro para fazê-lo decolar. Empreender é um desafio diário (ainda mais nos primeiros meses), mas é algo possível e recompensador.
Geralmente, empreendedores iniciantes se dão muito bem com franquias, pois a franqueadora ensina a tocar o negócio e ajuda a dar os primeiros passos. Depois disso, o caminho para o sucesso ocorre de forma conjunta.
Uma das vantagens é que, ao investir em franquia, você não precisa ter sócios e, dependendo do segmento de atuação e do modelo de negócio escolhido, também não é necessária uma equipe numerosa.
2. Investir em franquias é garantia de sucesso
Mito. Como vimos anteriormente, bons resultados dependem muito da gestão de cada franqueado(a).
É claro que investir em franquias traz um pouco mais de segurança, uma vez que o modelo de negócio já foi testado e aprovado pela rede. Além disso, os(as) franqueados(as) recebem treinamentos e suporte constante. Ou seja, em tese, basta “seguir uma receita”.
Porém, embora em menor proporção, os riscos existem. Afinal, como todo tipo de investimento, o modelo de franchising não é totalmente antifalhas.
Para minimizar esses riscos, é fundamental dedicar-se a todas as etapas da gestão, isto é, ao planejamento, à execução, ao monitoramento de resultados e ao ajuste de estratégias, quando necessário.
3. Franqueadora controla tudo
Outro mito. O papel da franqueadora é manter o padrão de referência da marca no mercado, por meio de processos padronizados para todas as unidades.
Você já imaginou se cada McDonald’s oferecesse um hamburguer diferente? Ou se o layout das lojas não respeitasse as cores e os símbolos de sua identidade visual? Ficaria muito difícil diferenciá-la, não é mesmo?
O obedecimento de algumas regras, portanto, é crucial para que a rede se torne única, o que fortalece sua credibilidade. No entanto, as decisões administrativas, financeiras e comerciais do dia a dia devem ser tomadas por você ou por quem o represente na franquia.
4. É caro investir em franquias
Vamos encerrar nossa lista com mais um grande mito. Sabemos que existem marcas famosas que exigem um investimento inicial bem alto, como o próprio McDonald’s já citado. Porém, nem sempre isso acontece.
Lembre-se de que ao adquirir o direito de uso de uma marca já consolidada, você sai na frente de seus concorrentes, pois dispõe de uma equipe de especialistas nos bastidores e tem mais facilidade para atrair e fidelizar clientes.
O custo para se investir em franquias está intimamente atrelado ao modelo de negócio adotado. No caso das franquias home office, por exemplo, só é necessário um computador com acesso à internet, o que reduz bastante os gastos.
Na EcoPower Energia Solar, é possível investir a partir de R$ 35 mil, com retorno sobre o investimento estimado em quatro meses.
Torne-se um(a) franqueado(a)!
Quer abrir uma franquia da EcoPower Energia Solar? Clique aqui e preencha o formulário. Em breve, nossa equipe entrará em contato com você para explicar todos os detalhes.