Produtores rurais terão incentivo para instalar Energia Solar

14 de novembro de 2022
4 min

Você sabia que os produtores rurais são uma parcela importante da geração de Energia Solar no Brasil: segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), 11,7% da energia produzida desta forma no país é gerada por produtores rurais.

Com o objetivo de ajudar na geração de energia com fontes renováveis, de forma limpa e, ao mesmo tempo, diminuir custos no campo, o Ministério da Agricultura tem investido pesado para incentivar a adoção de sistemas fotovoltaicos. Mas como os produtores podem ter acesso ao benefício e investir nessa mudança? Continue lendo e tire suas dúvidas sobre esse assunto tão importante.

Como funciona o incentivo para produtores rurais instalarem Energia Solar?

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem buscado incentivar ainda mais o uso da energia solar no campo. Isso começou a partir do Plano Safra 2020-2021. Naquele período, foram destinados R$ 2 bilhões para ajudar a financiar instalações fotovoltaicas no campo.

Já para o Plano Safra 2022/2023, os investimentos serão ainda maiores, com um aumento considerável no incentivo para os produtores: R$ 340,38 bilhões, o que representa um aumento de 36% em comparação com o período 2021/2022 e o incentivo para energia solar é um dos pontos beneficiados com o plano.

Isso faz parte das ações do ministério em busca de técnicas mais sustentáveis, para que o país consiga fechar mais acordos comerciais com parceiros externos e, assim, a tendência é que os incentivos continuem aumentando nos próximos anos.

Para isso, o produtor rural pode ir a uma instituição financeira que ofereça linhas de crédito para os profissionais do campo ou, então, nas cooperativas de crédito rural que tenha algum dos seguintes programas (que contemplam o Plano Safra):

  • Créditos de Investimento;
  • Pronaf Mais Alimentos;
  • Pronaf Agroindústria;
  • Pronaf Bioenergia;
  • Prodecoop;
  • Programa ABC;
  • Inovagro.

Quais os benefícios da adoção da Energia Solar na propriedade rural?

O aumento no uso da Energia Solar no campo ocorre por uma série de benefícios que o sistema fotovoltaico traz para os profissionais do campo. Vamos entender mais sobre eles a seguir.

Redução de custos

O investimento na aquisição de um equipamento fotovoltaico para produção de energia retorna em redução de custos com abastecimento elétrico. Como o país é abundante em radiação solar e é possível extrair ao máximo o potencial, principalmente no campo.

Com isso, é possível que o produtor consiga reduzir em até 95% o valor da conta de luz, bem como também garantir autossuficiência. Muitos produtores passam pelo problema de sofrer com paralisação de algumas atividades quando há picos de eletricidade e não há geradores elétricos no lugar.

Algumas atividades que demandam maior gasto energético (como irrigação) podem ser realizadas com o suporte da energia solar e poupar os custos com essa atividade.

Maior possibilidade de parcerias para exportação

O agronegócio sustentável é uma das grandes tendências do momento e você precisa aproveitar o momento para investir nisso. Muitos negócios voltados para exportação buscam produtores que estejam alinhados com essa perspectiva, para que possam fornecer produtos com selo verde e oferecer maior valor agregado para os produtos comercializados.

Então, se você está em busca de expandir suas possibilidades de atuação, investir em agricultura sustentável é fundamental. E o uso de energia solar renovável é um ótimo começo para isso.

Fortalecimento do agronegócio nacional

Quanto mais o agronegócio nacional alinha-se com a perspectiva internacional de busca de sustentabilidade e meio ambiente, mais o mercado como um todo cresce.

Vale lembrar que o país está fazendo diversos acordos internacionais nos eventos de proteção ao meio ambiente e, por isso, quanto mais produtores aderirem às medidas, mais rapidamente poderemos fechar novos acordos com parceiros e potencializar resultados.

Proteção do meio ambiente e sustentabilidade

Fato é que os produtores precisam também fazerem a sua parte no que concerne à proteção do meio ambiente e sustentabilidade. Sem isso, até mesmo a atividade no campo pode ficar inviável a longo prazo.

E uma das formas para contribuir com isso é, justamente, utilizando uma fonte de energia abundante, renovável e não-poluente, com uma produção limpa. Com isso, você consegue contribuir para que seja possível manter os recursos naturais a longo prazo.

Além disso, como falamos, muitos players do mercado do agronegócio estão buscando parceiros que visem, justamente, fazer acordos apenas com quem contribua positivamente para o meio ambiente.

DCIM100MEDIADJI 0060.JPG
DCIM100MEDIADJI_0060.JPG

Energia solar é investimento

Diante de tudo que falamos, é possível entender que energia solar é investimento, não é mesmo? Por mais que você possa ter um gasto imediato com a instalação, ele retorna em um tempo razoavelmente curto com a economia no gasto energético e, também, com possibilidades de contratos melhores, até mesmo, para exportação, já que muitos compradores estão em busca de produtos com selo verde.

Pensando a longo prazo, vale a pena investir na migração para o sistema fotovoltaico. Além disso, visando, justamente, as melhorias no que diz respeito a uma agricultura sustentável, podemos esperar mais incentivos e concessões de créditos e vantagens para quem adotá-la.

IMG 1286 1024x768 1 1
Novo cliente EcoPower na Agrishow – Proprietário de Fazenda

Como trazer a Energia Solar para as propriedades rurais?

Implementar a Energia Solar nas propriedades rurais envolve, em primeiro lugar, ter um bom parceiro que faça o projeto de forma responsável e eficiente, identificando as potencialidades do terreno e as possibilidades de atuação. A partir disso, é possível entrar com a solicitação de incetivo com os projetos do Plano Safra.

Alguns critérios que você precisa considerar ao escolher a empresa responsável são:

  • experiência no mercado de energia solar;
  • que saiba como operar no mercado de agronegócio, para identificar suas demandas;
  • que esteja alinhado com as perspectivas de sustentabilidade e proteção do meio ambiente;
  • que mantenha uma boa comunicação com o produtor rural;
  • que possibilite um bom custo-benefício.

Por isso, se você quer ter todo o suporte para a adoção de um sistema fotovoltaico, conte com uma boa empresa de energia solar. E nós queremos que você esteja totalmente confiante e seguro na hora de tomar essa decisão.

Então, se você ainda tem alguma dúvida sobre o uso de Energia Solar nas propriedades rurais, deixe nos comentários e responderemos a você!

Murilo Mazer

Deixe seu comentário

Assine nossa newsletter

Continue a leitura

Ver todos