Cada vez mais vemos a energia solar ganhar uma maior dimensão no Brasil. Seja pela recente crise elétrica no Brasil, seja por uma maior tendência a uma adesão a fontes de energia renováveis, seja também pela facilidade na instalação e aquisição do sistema fotovoltaico, vemos hoje um aumento considerável nessas instalações.
Para ter dimensão disso, as instalações de painéis solares em residências no Brasil aumentaram 2000% em 2020. Isso representa um crescimento considerável e a tendência é que expanda ainda mais.
Mas uma dúvida comum que recebemos é: é possível ter geração de energia solar em apartamentos? A resposta é: sim! Saiba mais a seguir e tire suas dúvidas.
Como instalar os equipamentos fotovoltaicos em apartamento?
Apesar de muitas pessoas não saberem disso, a estrutura de um apartamento é semelhante a de uma casa térrea e é possível, sim, contar com a instalação de equipamentos fotovoltaicos em apartamento. É possível, até mesmo, que ela seja instalada apenas em um apartamento, caso o prédio todo não queira contar com essa possibilidade.
Os equipamentos podem, por exemplo, serem instalados nas varandas, ainda que não seja muito bem recomendado (ainda que vejamos isso acontecer bastante em outros países, como na Europa). Isso porque no Brasil temos um período maior em que o sol está no meio do céu (ou seja, mais bem-posicionado no topo do prédio), e tem pouca incidência lateral (o que atingiria as placas na varanda).
Outra possibilidade de instalação é na fachada do prédio, mas a lógica é a mesma da varanda: não é muito efetivo por termos pouca incidência de radiação solar lateral.
A melhor possibilidade de instalação do equipamento fotovoltaico é na cobertura ou telhado do prédio. E não é apenas a cobertura que pode ter benefícios nesse caso. Se o condomínio autorizar, é possível fazer toda a instalação para que a energia gerada no telhado chegue até o seu apartamento, sem maiores problemas.
Em relação à instalação em si, o processo é semelhante ao realizado em casas térreas, porém, feito no telhado do edifício. A peculiaridade, no caso, é a autorização para instalação em uma área considerada comum.
Após esse momento, o procedimento segue esses passos:
- análise e preparo do local que abrigará as placas fotovoltaicas;
- instalação do sistema de suporte para o painel;
- inserção dos trilhos para melhor fixação do painel;
- colocação dos painéis e conexões com as estruturas que citamos acima;
conexão com o inversor e instalação do inversor na rede elétrica do prédio, para que a geração abasteça sua residência.
É possível ter a instalação coletiva no prédio?
Outra possibilidade – e até mesmo mais interessante, se pensarmos em redução de custos no uso energético nas áreas comuns – é ter a instalação coletiva no prédio. Neste caso, é preciso que seja aprovado em assembleia que há um interesse da maioria em ter a instalação coletiva no prédio.
Os custos da instalação do equipamento fotovoltaico serão divididos para todos os proprietários. Contudo, ao mesmo tempo, a economia de energia tanto dentro de cada unidade quanto nos gastos nas áreas comuns (corredores, portaria, áreas de lazer, churrasqueira, salão de festas, academia, entre outros, o que se reverte em redução no valor da taxa de manutenção condominial) pode ser um ponto vantajoso para os moradores.
Por isso, tente conversar com o síndico e veja se é possível trazer o assunto para assembleia. Com isso, os custos de instalação poderão ficar diluídos entre todos e sair mais barato o investimento.
É preciso ter autorização para contar com energia elétrica em apartamento?
A resposta é: sim. Como você fará a instalação do equipamento fotovoltaico em área que é de propriedade comum do condomínio (telhado), é importante ter autorização para a instalação. Esse momento é interessante, inclusive, para discutir com outros vizinhos se eles têm interesse, também, na instalação e poder distribuir a geração de energia para mais apartamentos.
Com isso, é possível ter uma redução nas contas de luz, ao mesmo tempo em que há mais apartamentos gerando menos impactos no meio ambiente. Benefício para todos os envolvidos.
Todos aqueles que adotarem o sistema fotovoltaico poderão ser beneficiados, por exemplo, com os créditos concedidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica, no qual a geração extra de energia elétrica pode entrar como bônus e redução de custos nas contas de luz.
Além disso, é preciso que o projeto de instalação do sistema fotovoltaico seja devidamente aprovado e homologado.
Quais os principais benefícios do uso de energia solar em apartamentos?
Decidir pela instalação de energia solar em seu apartamento pode trazer muitos benefícios para o seu dia a dia e, também, para a sociedade em geral, sabia? Conheça algumas das principais vantagens a seguir:
- redução no valor da sua conta de luz, que pode chegar a, até, 95% do valor total;
- você consegue linhas de incentivo de crédito para poder financiar o painel;
- se for instalado no condomínio todo, pode representar redução na taxa de manutenção do condomínio;
- ajuda a incentivar a geração de energia renovável, minimizando impactos na natureza;
- baixa necessidade de manutenção (pode ser realizada anualmente ou semestralmente);
- você tem o retorno sobre o investimento realizado com a redução na conta de luz;
- é um investimento de alta duração (a instalação pode durar até 25 anos, em média, sem necessidade de troca).
Usar energia solar em apartamentos pode ser uma ótima oportunidade para você que está em busca de colaborar com o meio ambiente e, ao mesmo tempo, ter benefícios financeiros na redução de contas no seu apartamento. Com um bom projeto, é possível estender esses benefícios para todo o prédio e todos saem ganhando.
Mesmo que seja preciso realizar alguns trâmites burocráticos, é extremamente vantajoso contar com essa opção para sua residência. Por isso, é importante buscar uma boa empresa, séria e responsável, para que você possa ter um bom projeto, criado para o local que você mora e trazer não só os benefícios financeiros, mas também ajudar na utilização da energia renovável e garantir uma maior proteção ao meio ambiente.
Gostou do assunto? Ficou alguma dúvida ainda sobre esse assunto tão importante para o futuro e proteção do meio ambiente? Deixe nos comentários e responderemos as questões que você ainda tenha sobre o assunto.