EcoPower
Como Economizar Na Conta de Energia Elétrica? 10 Passos Simples

Como Economizar Na Conta de Energia Elétrica? 10 Passos Simples

Com a pandemia, as pessoas tem passado mais tempo em casa, favorecendo o encarecimento da conta de energia elétrica, e com o constante aumento nas tarifas de eletricidade, saber o que fazer para economizar faz muita diferença. Coloque em prática nossas recomendações para conseguir diminuir o valor da conta de energia da sua casa.

A conta de luz elétrica anda cada vez mais alta, pesando o bolso do consumidor. Com a crise hídrica que nosso país vem enfrentando devido à falta de chuvas que tem provocado a baixa no nível dos reservatórios de água das hidrelétricas, foram acionadas as bandeiras tarifárias vermelhas de patamar mais elevado, o que significa um aumento repentino e significativo no valor da conta de energia elétrica. Veja abaixo 10 dicas para poder reduzir o valor da conta de energia e aliviar o orçamento.

1. Se liga no banho!

Como você já deve imaginar, a primeira dica é sobre o banho, já que o chuveiro elétrico é um dos eletrodomésticos que mais consomem energia em uma residência, se tornando assim um dos principais responsáveis pela conta de energia vir bem alta. Então o conselho é tomar banhos mais rápidos, e no modo verão, que exige menos do aparelho. E não se esqueça de desligá-lo para se ensaboar, ao passar shampoo ou depilar a perna. Esse tópico além de te ajudar a economizar na conta de luz, também poupa água e ajuda o meio ambiente!

2. Não deixe os aparelhos em Stand-by

Aquela típica luzinha vermelha que fica acesa indicando que o aparelho está em modo de espera, consumindo energia, vulgo stand-by. Isso não aconteceria se o eletrodoméstico tivesse sido desligado direto no botão ou na tomada.

Pode parecer insignificante na conta de energia, mas a somatória de todos os aparelhos que ficam ligados neste modo em sua casa, ao longo do ano resultam em um valor que poderia ser utilizado para pagar um mês daquele serviço de streaming que você não abre mão, a famosa Netflix.

3. Lavar as roupas

Junte as peças de roupas da família toda e lave-as todas de uma vez, escolha um dia na semana para fazer este trabalho. Tome cuidado com a quantidade de sabão que irá utilizar na máquina para não precisar enxaguar mais de uma vez e acabar gastando mais água e consumindo mais energia.

Seque as roupas no varal mesmo e evite a secadora ao máximo para reduzir o impacto na conta de energia, deixe a secadora trabalhar apenas em dias nublados ou frios, se realmente houver necessidade.

4. Hora de passar as roupas, uma inimiga da energia elétrica

Se você é uma daquelas pessoas que tem a mania de passar a peça de roupa quando está prestes a se vestir e sair de casa, talvez esteja na hora de mudar este hábito que está encarecendo sua conta de energia.

Ligar o ferro de passar várias vezes “puxa” muto mais energia, encarecendo a conta de luz, devido ao tempo que demora para aquecer o eletrodoméstico. Junte todas as roupas, e prefira passar todas de uma só vez. Deixe as peças de roupa mais leves para o final, desta forma você pode passá-las com o ferro já desligado.

Algumas peças de roupa nem precisam ser passadas, avalie a real necessidade, outras podem ser colocadas no varal esticadas em seus cabides para dispensar o uso do ferro.

5. Lâmpadas de LED elétrica

Se você ainda não se rendeu às lâmpadas de LED, chegou a hora! Elas consomem cerca de 80% menos energia do que as lâmpadas incandescentes que levam algum tempo para esquentar.

Motivos para fazer a substituição não faltam: são mais eficientes, possuem vida útil mais longa e vão te ajudar a reduzir a conta de energia.

Lembre-se, quanto maior a potência, maior o consumo de energia. Então vale a pena avaliar se algumas áreas da sua casa realmente precisam mesmo de uma luz potente, ou se podem ser substituídas por uma mais suave na próxima vez que precisar ser trocada.

6. Aproveite a luz natural!

Cogite fazer seus trabalhos, lições ou a tarefa dos pequenos na varanda de casa para aproveitar a luz natural sempre que possível. Quando for escolher as janelas da casa nova, prefira as que entram mais luz para te ajudar a economizar na conta de energia. Outra dica é pintar as paredes dos cômodos com cores claras. Telhas transparentes podem ser utilizadas na garagem ou na área gourmet para deixar o ambiente mais iluminado sem necessidade de acender as luzes.

7. Cuide da geladeira

O eletrodoméstico indispensável… Você sabia que existem alguns cuidados a serem tomados para evitar com que a geladeira encareça sua conta de energia?

Ela deve ficar pelo menos 10cm da parede para facilitar o fluxo de ar e impedir que superaqueça as bobinas. Se a sua fica encostada, vá já arrumar isto agora! Também não coloque próximo do fogão ou forno, e mantenha sempre no abrigo do sol, do contrário ela pode ser forçada a trabalhar mais.

Não seque panos ou tênis na grade traseira como nossa mãe fazia, isso acaba exigindo mais da coitada e fazendo com que o consumo aumente. Também evite forrar as prateleiras.

Outro ponto para ficar de olho são as borrachas da porta, se ainda estão mantendo a vedação.

8. Luzes acesas

Vigie para não deixar as luzes acesas sem necessidade, apague-as ao sair do cômodo. Em alguns ambientes da casa, como garagem e lavanderia, você pode optar por investir em um sensor de presença, que acende a luz somente ao detectar movimento, interessante para quem costuma esquecer as luzes ligadas com frequência.

Lâmpadas inteligentes também costumam ser mais econômicas, garantindo mais luminosidade com menor consumo. Além disso, algumas possuem aplicativos para celular que permitem ligar e desligar de maneira remota.

9. Ar condicionado

Ligue o ar condicionado somente se necessário, e opte sempre pelos modelos inverter que consomem menos energia, chegando em até 40% de economia comparado com aparelhos convencionais. Mantenha a temperatura do ar condicionado ente 21 e 23º, que é suficiente para deixar o ambiente agradável.

Algumas pessoas colocam na temperatura mais baixa possível para “gelar mais rápido” sem necessidade e acabam provocando aumento significativo na conta de energia elétrica.

10. Carregador

Apesar de não parecer, esquecer o carregador do smartphone conectado sem uso pode gerar aumento na conta de energia. Não deixe o carregador dos aparelhos eletrônicos plugados na tomada, remova sempre que completar a carga ou desconectar o aparelho. A energia gasta é ainda maior se você esquecer não apenas o carregador, mas também o celular conectado.

O transformador (parte do carregador que filtra a tensão de energia da tomada) continua funcionando mesmo com o celular desconectado e “puxando” energia.

 

11. Dica bônus: ENERGIA SOLAR

Investindo em um sistema de energia solar EcoPower, você gera a própria energia, e a conta de luz fica até 95% mais barata. Ao longo prazo, essa economia mensal é muito significativa no bolso do consumidor.

Mesmo que você financie todo o projeto na quantidade máxima de parcelas disponíveis pelos bancos, você ainda passará pelo menos 20 anos pagando um valor muito baixo na conta de energia e economizando.

Além de tudo, energia solar é uma fonte de energia limpa, que não emite gases poluentes em nossa atmosfera, como dióxido de carbono (CO2) por exemplo, diferentemente de outras fontes de energia que estamos habituados, como as hidrelétricas.

Essa tecnologia amiga do meio ambiente ainda valoriza seu imóvel. Instalando um sistema completo de energia solar fotovoltaica em sua residência, o imóvel passa a valer até 6% mais.

Para entender melhor como funciona, você pode ler nosso artigo neste link

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.