EcoPower
Energia solar, como funciona? Entenda em 4 PASSOS

Energia solar, como funciona? Entenda em 4 PASSOS

10 min. leitura

A produção de energia solar fotovoltaica nos últimos anos e seus benefícios são temas de debates ambientais, de sustentabilidade e investimento econômico. Afinal, um recurso renovável, limpo e infinito como a energia solar, deve ter seu potencial melhor aproveitado. São muitas vantagens tanto para quem possui o próprio painel solar quanto ao meio ambiente. Um investimento realmente rentável para quem quer investir sem se preocupar. Mas afinal, como funciona a energia solar?

Para se ter uma ideia e começar o entendimento sobre energia solar fotovoltaica, vamos a alguns esclarecimentos. A eletricidade gerada a partir da energia solar pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a incidência solar (e no Brasil estamos entre os campeões de incidência de luz solar!) maior será a quantidade de energia resultante do processo de transformação por meio do painel solar fotovoltaico.

Agora vamos entender melhor o que é e como funciona a energia produzida pelo sistema solar fotovoltaico por meio desse guia resumido, mas com tudo (ou quase!) que você precisa saber sobre a energia solar:

1. O que é a energia solar

Apesar de ter se popularizado nos últimos 10 anos, a captação da energia solar foi descoberta pelo físico francês Alexandre Edmond Becquerel, em 1839, e Charles Fritts criou a primeira célula fotovoltaica em 1883.
Desde então, o processo de conversão da energia solar utiliza um painel solar fotovoltaico (normalmente feito de silício ou outro material semicondutor).


Quando a energia solar incide sobre uma célula do painel solar fotovoltaico, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, gerando movimento, ou energia cinética, que depois é convertida em energia elétrica.
Logo em seguida, essa corrente de energia, chamada de Corrente Contínua (CC) armazenada no painel solar segue para a rede e chega até o inversor, que converte a energia cinética em energia elétrica que convertem a carga para o tipo utilizada normalmente em casas, empresas ou industrias, chamada de Corrente Alternada (CA).

2. O Painel Solar Fotovoltaico

A energia solar precisa ser captada por um conjunto de células para gerar a eletricidade suficiente para a casa, indústria, empresa ou propriedade rural. Essa formação do painel solar fotovoltaico, com as dimensões adequadas, é o que permite a transformação da energia solar.
Dois fatores são essenciais na hora da instalação para uma boa geração de energia solar: a posição das placas e o clima.


As placas devem estar posicionadas no telhado ou em áreas abertas (no caso de propriedades rurais) em que a radiação do sol chegue de modo direto e sem interferências de árvores, outros telhados, sombras, etc.
Parece óbvio, mas em dias de mais calor e no verão, quando temos um período maior de exposição solar, a incidência de luz nas placas será maior. Quanto maior potência do sol, mais energia será gerada pela energia solar. Mas isso não significa que em dias nublados não haverá a geração de energia. Ela existe de modo reduzido e, se houver corrente de energia armazenada ela será usada.

E quanto dura um painel solar?

Por ser feito de material resistente sua durabilidade é grande. Em média a garantida de padrão de um painel de energia solar e seu desempenho chega a 25 anos com 80% de funcionamento. Já sua manutenção é simples. Um excelente investimento.

O recomendado é que seja feita a cada 6 meses ou duas vezes ao ano. Em lugares onde há muita poeira, baixos índices de chuva ou muitos pássaros a frequência pode variar e ser feita com mais frequência. A lavagem deve ser feita com água corrente, sabão e uma esponja não abrasiva para não riscar e danificar a placa. É essencial que não se uso objetos cortantes ou que possam riscar a placa pois isso pode comprometer seu funcionamento.

3. Tipos de energia solar

É muito comum ouvir falar em tipos de energia solar. Há três tipos de sistemas solares em uso sendo eles: ON Grid, OFF GRID e HÍBRIDO.

– On Grid são os mais comuns e conectados à rede elétrica convencional e que, havendo excedentes ele gera os créditos e descontos na conta de energia elétrica. Ele é formado pelos painéis voltaicos – que variam de quantidade de acordo com a demanda, com o projeto instalado e pode ser totalmente personalizado; inversor solar; estrutura de fixação, cabeamentos especiais para suportar a corrente e os conectores.

veja como funciona o sistema de energia solar de forma completa

– Off Grid são os sistemas autônomos onde não há conexão com a rede elétrica e são usados para demandas específicas e locais. Lugares remotos e mais distantes como propriedades rurais ou funções específicas dentro delas como bombeamento e funcionamento de poços de água, eletrificação de cercas, geladeiras para armazenar vacinas, postes de luz, estações de monitoramento, etc e podem fazer uso deste sistema pois a energia fica armazenada em baterias.

Ele é formado por painéis solares, baterias para armazenamento, inversor solar autônomo, controladores de carga e todos os fios e conectores necessários
O híbrido é uma mistura dos dois tipos. Ou seja, é conectado à rede elétrica, mas também possui baterias para o armazenamento. Neste caso, os aparelhos usados são os já citados e também há algumas especificações como aparelhos de segurança para melhorar o desempenho e funcionalidade.

4. Projeto de geração de energia solar como investimento

A energia solar está cada vez mais acessível para qualquer tipo de consumidor. Residências, empresas de todos os tamanhos, propriedades rurais com qualquer tipo de demanda e indústrias de diferentes portes.

Com o passar dos anos vemos que sua geração cresce cada vez mais e sua utilização ganha mais aderência na área urbana e rural e até entidades como a NASA, já estão em busca da energia solar, considerada amiga do meio ambiente, por toda sua eficiência, funcionalidade, sustentabilidade e economia.
Acompanhando este crescimento constante, as instituições financeiras estão abrindo cada vez mais possibilidades e criando linhas de crédito para os financiamentos de projetos de energia solar.

Conclusão – Vai querer investir?

Hoje é possível encontrar condições de parcelamento em até 72 vezes em que se pode pagar com a própria redução da conta de energia elétrica – o dinheiro que se gastaria na conta de energia do mês vira a parcela a ser paga para custear o sistema instalado. Depois de um tempo, fica somente a economia e a possibilidade de créditos que retorna como um investimento para o seu bolso.
Além de toda o investimento financeira, a energia solar também é considerada amiga do ambiente. Mas, por quê?

Ela usa uma fonte de energia inesgotável e limpa, o sol. Ela não polui os rios e bacias hídricas, nem há necessidade de desapropriação de áreas para sua instalação como muitos casos na construção de hidroelétricas, usinas nucleares, entre outras. É renovável – diferentemente do petróleo e do carvão, por exemplo – e sua geração é infinita, dependendo exclusivamente dos raios solares. Possui baixo custo de manutenção (utiliza sabão e água para a limpeza dos painéis) e também sua durabilidade é de 25 anos e feita com material duradouro que não será descartado facilmente, gerando, mais uma vez, baixo impacto ambiental. São muitas vantagens para o futuro da humanidade!

Voltando a falar sobre o investimento financeiro, em várias cidades do Brasil ações sustentáveis e amigas do ambiente implementadas em residências, comércios, propriedades rurais, empresas e indústrias, ainda geram bons frutos como abatimentos em taxas como o IPTU Verde. O projeto visa de modo geral, incentivar a população a adotar ações sustentáveis como a utilização de energia solar, captação da água pluvial, entre outras.Projetando o crescimento do mercado, a ABSOLAR divulgou um estudo que aponta que em 2040, a fonte solar alcançará a marca de 126 mil MW passando para o primeiro lugar no ranking da matriz energética, com 32% superando as hidrelétricas que teriam 29%.

É certo que a energia solar é a energia do futuro. Resulta em uma redução de até 95% da conta de energia elétrica do mês e adaptável para qualquer tipo de imóvel. A EcoPower tem muito orgulho de ser uma das pioneiras e maiores do Brasil, desenvolvendo projetos personalizados que atendem todas as necessidades do cliente e do meio ambiente.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.