EcoPower
05 erros para se evitar ao investir em uma franquia

05 erros para se evitar ao investir em uma franquia

Investir em uma franquia tem uma série de vantagens, mas isso não quer dizer que você esteja imune aos riscos. Afinal, empreender é um eterno desafio.

Se você pensa em investir em uma franquia, como a EcoPower Energia Solar, é importante evitar alguns erros comuns, que podem levar o negócio ao fracasso. Saiba quais são os principais!

1. Não ter afinidade com a marca

Um dos erros mais comuns é escolher uma franquia apenas pensando nos lucros, sem levar em conta sua afinidade com a marca – não só em relação a quesitos técnicos, mas também em relação à cultura organizacional.

Na EcoPower Energia Solar, por exemplo, temos valores associados a transparência, objetividade, flexibilidade, competência técnica e apoio irrestrito.

São esses os pilares que sustentam nossa operação. E é preciso que toda a rede esteja ciente e de acordo com o que acreditamos, a fim de manter um atendimento padronizado em qualquer lugar do Brasil.

2. Investir em franquia com baixa lucratividade

Mas não pense que o lucro não é importante. Ter afinidade sem lucratividade pode ser tão prejudicial para o negócio quanto ter lucratividade sem afinidade.

O lucro é o que vai ditar o sucesso da sua franquia e também da rede como um todo. Afinal, ninguém trabalha de graça. Então, na hora de investir em uma franquia, busque saber o histórico do faturamento de seus pares, se a marca está em expansão, etc. 

Essas informações devem estar disponíveis na COF (Circular de Oferta de Franquia), entregue, no mínimo, 10 dias antes de efetuar o primeiro pagamento.

O retorno sobre o investimento em uma franquia da EcoPower Energia Solar, por exemplo, é estimado em quatro meses, mas alguns(as) franqueados(as) recuperam o valor investido antes disso. 

3. Focar na resolução de problemas pessoais

Outro erro comum no mundo da franchising é investir em uma franquia para tentar solucionar problemas pessoais – como aquelas pessoas que se aposentaram e querem apenas ter uma ocupação nas horas vagas.

É válido lembrar que, diferentemente de um hobby, investir em uma franquia implica em responsabilidades, riscos e desafios. Portanto, é preciso conhecer os bastidores do negócio e se envolver com ele para garantir bons resultados.

Caso você tenha dúvidas sobre o propósito de seu investimento, sugerimos que faça uma análise emocional antes de assinar o contrato. Você está preparado(a) para se tornar dono(a) de um negócio nesse segmento? Tem as habilidades mínimas necessárias? Quais seus pontos fortes e fracos?

4. Ter um perfil de investidor ‘puro’

Muita gente acha que investir em uma franquia significa apenas prover o capital e esperar o sucesso. Não é bem assim.

Apesar de o formato do negócio já ter sido testado e consolidado no mercado, toda a operação depende da gestão do(a) franqueado(a).

Em outras palavras: enquanto a rede disponibiliza suporte, treinamento e comunicação da marca com o público, cabem aos empreendedores tarefas administrativas, financeiras e comerciais, por exemplo.

Então, é preciso trabalhar duro pelos resultados. Ou ter um(a) sócio(a) que faça esse papel.

5. Estar com pressa para começar

Investir em uma franquia envolve planejamento estratégico. Por isso, é fundamental ter paciência e capital de giro para o início das atividades, sem queimar etapas.

O tempo entre a negociação e a abertura efetiva do negócio pode variar, conforme as necessidades de cada franquia. Nesse período, é necessário encontrar e adequar um ponto comercial (se for o caso), contratar e treinar funcionários, entre outros.

Na EcoPower Energia Solar, os franqueados também devem considerar pelo menos 15 horas de treinamento inicial. Somente depois que todo o planejamento estiver “redondo” é que as vendas podem começar, de fato.

Torne-se um(a) franqueado(a)!

 Quer abrir uma franquia da EcoPower Energia Solar? Clique aqui e preencha o formulário. Em breve, nossa equipe entrará em contato com você para explicar todos os detalhes.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.